Sicredi e parceiros realizam jornada on-line para discutir desafios e caminhos da educação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Legenda /Crédito da Foto: Divulgação

A Sicredi Ouro Verde MT – instituição financeira cooperativa que atua em 15 municípios de Mato Grosso, promove, entre os dias 18 a 20, e 24 a 26 de agosto, em parceria com as Prefeituras Municipais, Secretarias Municipais de Educação e Assessorias Pedagógicas do Estado, a Webjornada A Educação que Transforma, para discutir os desafios e caminhos da educação. Em seis dias de evento on-line e gratuito, sete palestrantes especialistas tratarão de importantes temáticas relacionadas à educação na atualidade, como diversidade e inclusão, ensino híbrido, o currículo da Educação Infantil, as gerações e os jovens na educação.

A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Licidneia Franco, explica que a programação do evento foi pensada para agregar à educação da região. “Olhamos para todas as realidades dos municípios que atendemos na Sicredi Ouro Verde MT e então organizamos este evento que se adequa aos novos tempos e, por isso, está sendo realizado de forma virtual”.

O objetivo do evento é levar informação e também contribuir com a formação dos profissionais da educação sobre temas importantes no contexto da rotina escolar, conforme destaca a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Lauriessa Vargas. “A programação do evento foi pensada para professores e profissionais da educação, mas também para as famílias e para a comunidade como um todo”, reforça.

O evento começa no dia 18 de agosto com a palestra “Diversidade e equidade, um caminho para sociedades mais prósperas e justas”, que será conduzida por Lisiane Lemos, uma das principais lideranças jovens do país e membra do conselho consultivo do Fundo de População das Nações Unidas, e por Gisele Gomes, mestre em Diversidade e Inclusão, embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes e membra do Conselho Consultivo de Jovens Líderes Cooperativistas WOCCU. As especialistas vão falar sobre a importância de construir espaços de diálogo, nos quais as diferenças se complementem e não sejam fatores de exclusão.

No dia 19 de agosto, José Motta, professor e entusiasta em inovação educacional, vai tratar da temática “Gerações, educação para um mundo exponencial”, abordando como estabelecer conexões com jovens e adolescentes. No dia 20 de agosto, a pauta será a Criança e o Currículo da Educação Infantil. Paulo Fochi, Doutor em Educação pela (USP) e pesquisador dos Contextos Integrados em Educação Infantil, vai falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que convites ela faz para o trabalho com as crianças.

A segunda semana de evento começa no dia 24, com a palestra Educação Especial e inclusão no espaço escolar, com Ana Rose, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestre em Educação, que vai trazer luz à temática de como fazer a inclusão do aluno especial no cotidiano da escola. No dia 25 de agosto, a Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Mestre em Educação Lilian Bacich vai abordar o Ensino Híbrido e o Ensino Personalizado: como tornar realidade?

Fechando o evento, no dia 26 de agosto, Marcos Piangers, autor do livro best-seller O Papai é Pop, vai conversar com famílias e o público em geral sobre Amor e Limites, como Amar e Educar, Ser e Estar. Piangers é considerado referência no assunto paternidade e sua palestra foi a mais bem avaliada por dois anos no maior evento de marketing digital da América Latina.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.webjornadaouroverde.com.br, plataforma onde também serão transmitidas as palestras. No mesmo site, os participantes também já têm acesso a conteúdos complementares sobre as palestras e poderão emitir os certificados de participação ao final do evento.

As palestras da Webjornada A Educação que Transforma também compõem o cronograma de formação que é oferecido anualmente pelo Programa A União Faz a Vida aos profissionais da educação dos municípios. Ao longo de 2021, estão previstas mais de 1.700 horas de formação para os cerca de 4 mil educadores que participam do programa nos 15 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT. No primeiro semestre deste ano, já foram ofertadas 820 horas, entre palestras, oficinas e assessoria pedagógicas.

Fonte: Assessoria | Sicredi