Itanhangá: Câmara De Vereadores vota projeto do executivo municipal e faz indicações

A Câmara Municipal De Vereadores de Itanhangá, realizou no último dia (15/04) a sessão ordinária nº 430 do legislativo municipal, os vereadores apresentaram indicações e projetos que foram discutidos e aprovados pelos representantes da população itanhangaense.

Na integra você confere os projetos e indicações apresentadas no plenário da câmara municipal na sessão do dia (15/04) sendo 02 projetos de suma importancia para o municipio e 05 indicações de relevância para a população de Itanhangá – MT.

A vereadora Luiza Francisca da Rocha do UB- União Brasil apresentou duas indicações sendo a indicação N° 35/2024. propondo ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, que seja amplamente divulgado o lançamento da Contribuição de Melhoria (asfalto) nos lotes dos contribuintes para que todos tenham ciência das datas para pagamento, evitando juros e multas por atraso.

Em sua segunda indicação a vereadora Luiza Francisca da Rocha do UB – União Brasil apresentou a indicação nº 36/2024, propondo ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, extensivo a Secretaria de Obras, a necessidade de concertar novamente entre a Rua dos Trabalhadores e a Avenida João Paulo II, pois abriu um barranco depois que a patrola passou, dificultando a travessia especialmente dos que vem da rua Leonel de Moura Brizolla.

A vereadora Elza Maria Moura do PSB também apresenta duas indicações sendo a indicação nº 37/2024. indicando Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, a necessidade de providenciar o fechamento do Banco Bradesco, dando espaço para uma outra agência se concretizar em Itanhangá-MT.

Em sua segunda indicação a vereadora Elza Maria Moura do PSD apresenta a indicação a de N° 38/2024. Propõe ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, a necessidade de providenciar que a defensoria pública venha atender em Itanhangá-MT, pelo menos uma vez na semana.

O Vereador Marcel Menezes Meurer do MDB Apresentou a indicação N° 39/2024. Indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, extensivo a secretaria de agricultura e meio ambiente, a necessidade de realizar a substituição do veículo da Vigilância Ambiental, pela Toro que irá para leilão.

Ao Projeto de Lei do legislativo Municipal Nº 011/2024

Senhor Presidente e Demais Vereadores:

Temos a honra de submeter à apreciação desta Casa de Leis, o Projeto de Lei n° 011/2024, que “PRORROGA O PRAZO DE PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA PREVISTA NO ART. 14 DA LEI N. 633/2022 E DÁ OUTRAS PREVIDÊNCIAS”.

O presente Projeto de Lei tem como objetivo alterar o prazo do pagamento da Contribuição de Melhoria prevista no artigo 14 da Lei nº 633/2022, prorrogando o prazo de vencimento para 90 (noventa) dias, para pagamento em parcela única, sem, contudo, tornar mais gravoso o quantum devido pelo contribuinte – não se expõe ao alcance do princípio da anterioridade tributária.

Tal decorre da grande procura dos contribuintes do referido imposto “postulando verbalmente” junto ao Departamento de Tributos a prorrogação do prazo de pagamento em parcela única.

No intuito de contribuir com a diminuição dos danos à economia e no sistema social do Município, o presente projeto oferece prazo maior para que os contribuintes quitem seus débitos com a Fazenda Pública, possibilitando aos munícipes garantirem sua subsistência como prioridade.

Ressaltando-se que não haverá qualquer lesão ao erário municipal, não se verificando renúncia de receita tributária.

É por essa razão que o postulado da anterioridade deixa de incidir, quando o Poder Público, em vez de criar tributo novo ou de majorar tributos já existentes, edita legislação destinada a tornar menos oneroso, para o contribuinte, o gravame tributário, conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE n° 67.046-GB, Rel . Min. XAVIER DE ALBUQUERQUE (RT 459/234).

Vide a Súmula Vinculante nº 50 do Supremo Tribunal Federal:

Súmula nº 50. Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade.

A alteração de prazo prorrogando o pagamento do tributo não acarretará nenhum prejuízo ao contribuinte e nem ao erário, tendo em vista que não se estar abrindo mão de receita tributária.

Assim, agradecemos o tradicional apoio dos Senhores Vereadores na apreciação da presente matéria, bem como solicitamos sua aprovação.

Na oportunidade aproveitamos para reiterar a Vossas Excelências os protestos de elevado apreço.

CENTRO ADMINISTRATIVO HILÁRIO DA ROCHA, Gabinete do Prefeito.

Itanhangá-MT, 10 de abril de 2024

EDU LAUDI PASCOSKI

Prefeito Municipal

PROJETO DE LEI Nº 012/2024.SÚMULA: “Altera Lei nº 714/2024 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A e da outras providências”.

O Excelentíssimo Senhor EDU LAUDI PASCOSKI, Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, no uso de suas atribuições autorizadas por Lei, encaminha para deliberação da Câmara Municipal de Itanhangá o seguinte Projeto de Lei para apreciação dos Nobres Vereadores:

Art. 1º Fica alterado o artigo 1º da Lei Municipal nº 714/2024, que passa a ter a seguinte redação:

Art. 1º – Fica o Poder Executivo autorizado a contratar operação de crédito junto ao BANCO DO BRASIL S.A., até o valor de R$ 476.000,00 (quatrocentos e setenta e seis mil reais), nos termos da Resolução CMN nº 4.995, de 24.03.2022, e suas alterações, destinados a Aquisição de Caminhão, observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

CENTRO ADMINISTRATIVO HILÁRIO DA ROCHA, Gabinete do Prefeito.

Itanhangá-MT, 15 de abril de 2024.

EDU LAUDI PASCOSKI

Prefeito Municipal

JUSTIFICATIVA

PROJETO DE LEI Nº 012/2024.SÚMULA: “Altera a Lei nº 714/2024 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A e da outras providências”.

O Excelentíssimo Senhor EDU LAUDI PASCOSKI, Prefeito Municipal de Itanhangá/MT, no uso de suas atribuições autorizadas por Lei, encaminha para deliberação da Câmara Municipal de Itanhangá/MT o seguinte Projeto de Lei para apreciação dos Nobres Vereadores:

Trata este Projeto de Lei, ora encaminhado para apreciação e votação dos nobres vereadores, visando promover essencial alteração na Lei nº 714/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BANCO DO BRASIL S.A e da outras providências.

Neste caso o modelo da lei autorizadora segue padrão exigido pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para a aprovação/deferimento do SADIPEM   (Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios, sob responsabilidade do Tesouro Nacional) – PVL  (Pedidos de Verificação de Limites).

Conforme indicado pelo Banco do Brasil S/A foi verificada divergência na lei autorizadora da operação com o modelo/padrão disponibilizado pelo banco. O valor da operação do financiamento deve ser o teto e não o total, ou seja, conforme o modelo/padrão do Banco a lei deverá indicar que o valor autorizado é de “até” e não “no valor de” conforme consta na Lei nº 714/2024.

A Lei nº 714/2024 aprovada indica que autoriza “no valor de”, e esse tipo de redação impacta a liberação de recursos.

Além disso, a resolução indicada na Lei 714/2024 (informada CMN nº4.589, de 29.06.2017), diverge com a minuta modelo/padrão do banco (qual seja a CMN nº 4.995, de 24.03.2022).

Assim, para o êxito da operação de crédito junto ao Banco do Brasil, necessário promover a adequação requerida, com a indispensável alteração na lei.

Certo de contar com o apoio de Vossas Excelências, subscrevo o presente projeto de lei.

CENTRO ADMINISTRATIVO HILÁRIO DA ROCHA, Gabinete do Prefeito.

Itanhangá-MT, 15 de abril de 2024.

EDU LAUDI PASCOSKI

Prefeito Municipal

Mais notícias

PM salva bebê de apenas dois dias de vida que estava engasgada
Jovem trabalhador morre após ser atropelado por carreta em fazenda
Tapurah: Polícia Civil cumpre 16 mandados judiciais contra integrantes de facção criminosa
Itanhangá: Vereadores apresentam indicações e analisam projeto do Executivo
Três ladrões de fazenda morrem após confronto com PM
Professora é chamada de “macaca” por aluno dentro de sala de aula
Seguro pecuário tem crescido em MT devido a queimadas e mudanças climáticas
Carro-forte abarrotado de dinheiro capota em rodovia em MT
Patrulha Rural prende suspeito por porte ilegal de rifle, revólver e munições
Itanhangá: Rematrículas da escola Bromildo começou hoje e vai até dia 25/10
Itanhangá: Ônibus do Hospital do Câncer realizou mais de 370 atendimentos. Fotos
Polícia Civil apreende quatro caminhões adulterados em operação de combate à clonagem de veículos