Após o INCRA anunciar em suas redes sociais, que retomadas estão sendo realizadas, aqui em Itanhangá, a população se reuniu ontem, dia 24/07, na Praça União Da Vitória para dizer em alto e bom som: NÃO A RETOMADA DE LOTES EM ITANHANGÁ.
O INCRA realizou sorteio de lotes a serem retomados, demonstrando total falta de respeito, com aqueles que estão aqui há mais de 25 anos, limparam, prepararam e fizeram a terra produzir alimentos.
Hoje as terras em Itanhangá, valem milhões e é de olho nestas terras que muitos estão se dirigindo ao município, pois tem promessa de retomada de muitos lotes.
Em seu pronunciamento o Prefeito Edu Pascoski, alertou para o colapso dos serviços públicos com a chegada de mais de 900 famílias, como está sendo colocado nas redes sociais e não é só os serviços públicos, é toda a cidade que pode literalmente fechar, causando um grande caos social.
A agricultora Graziela Vaz Pasqualli, que está a praticamente 26 anos morando em Itanhangá, disse que junto com seus familiares, prepararam a terra, catando raiz de sol a sol, para que a tirassem o sustento de todos, relatou também que nunca o INCRA veio e pediu o que eles estavam precisando e agora simplesmente mandam ela sair de sua propriedade.
Emocionada Graziela disse que só sai de sua terra morta:
Se vidas forem ceifadas durante as retomadas, este sangue vai ficar nas mãos daqueles que deveriam ter dado os títulos definitivos, mas preferiram transformar Itanhangá, em um curral eleitoral.