Cattani representa MT em encontro de Bolsonaro com Presidente do Peru

Crédito: Assessoria Deputado Gilberto Cattani

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) acompanhou o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) em uma reunião com o presidente do Peru, Pedro Castillo, na cidade de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (3). O encontro teve como pauta um maior estreitamento de laços comerciais entre os dois países, fato que pode beneficiar Mato Grosso.

“Fiz questão de acompanhar o presidente da República, pois o Estado de Mato Grosso, como um grande produtor de alimentos, pode ser beneficiado com esta parceria com o Peru, que importa produtos como carne bovina de países como Bolívia e Argentina”, disse o parlamentar.

A fronteira entre os dois países é a segunda mais extensa do Brasil. Conforme dados do Itamaraty, o Brasil é atualmente o quarto maior parceiro comercial do Peru, com um intercâmbio comercial que alcançou US$ 4,26 bilhões em 2021.

Além de tratarem de comércio e do acesso a mercados, os presidentes brasileiro e peruano também discutiram sobre cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária, além do combate à pandemia de covid-19.

Nesta semana, o Governo brasileiro anunciou a criação do Vice-Consulado do Brasil em Cusco, medida que tem objetivo de atender aos brasileiros na cidade, que recebe muitas demandas de turistas que visitam a região.

Também participaram do encontro bilateral, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), o senador Marcos Rogério (DEM-RO), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno e embaixadores dos dois países.

Fonte: Assessoria Deputado Gilberto Cattani

Mais notícias

TRE-MT regulamenta primeira eleição no município de Boa Esperança do Norte

Michelle Bolsonaro anuncia Amália Barros na presidência do PL Mulher em MT

Vereadora do PT tem contas bloqueadas para pagamento de indenização de quase R$ 11 mil a Cattani

Itanhangá: Assinaturas para que tenhamos voto impresso estão sendo colhidas

Medeiros chama vetos de Lula ao marco temporal de “insanos” e defende derrubada

Porto: Vereador tem mandato cassado por homofobia