Sicredi Ouro Verde MT realiza Encontros Regionais do Programa A União Faz a Vida

Crédito: Reprodução

Um dos principais programas de responsabilidade social do Sicredi é o A União Faz a Vida (PUFV). Desenvolvido há 17 anos em Mato Grosso, ele tem como objetivo contribuir com as escolas na inovação nos modelos de educação, potencializando os princípios e valores da cooperação e da cidadania entre crianças e adolescentes. Neste mês, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realiza Encontros Regionais do programa em Nova Mutum, no dia 8, e em Lucas do Rio Verde, no dia 10. A expectativa é que os eventos reúnam 1.200 professores e gestores da Educação, 600 profissionais por evento, vindos de 13 municípios de Mato Grosso.

“Durante os encontros queremos mostrar como o PUFV é um instrumento de transformação, proporcionando a valorização dos professores e suas realizações no programa, que oferece oportunidade para conhecimento e reflexão sobre temas importantes no desafio da educação. Realizaremos palestras sobre temas relevantes para a área, como a educação especial e a sustentabilidade no currículo escolar. Também teremos momentos de trocas de experiências entre os municípios presentes, com diálogos estruturados sobre boas práticas educacionais”, pontua a gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da cooperativa, Katiuscy Arantes.

Na programação do evento estão palestras como: PUFV como instrumento de transformação; Os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas nos projetos escolares: uma proposta de integração; Igualdade e equidade na inclusão; e Propósito: coração, mente e mãos. Além disso, haverá apresentações de assessores pedagógicos juntamente com professores que adotaram o programa nos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah e Lucas do Rio Verde.

“Através do programa A União Faz a Vida tiramos do papel a nossa missão de construir juntos uma sociedade mais próspera. Acreditamos que através da educação é possível promover mudanças efetivas por um futuro promissor para todos. Através dos encontros, temos a expectativa de impactar cada vez mais educadores para que andemos juntos nesse propósito”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Techio.

Sobre o Programa

Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o programa (que tem 27 anos no Brasil) beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria, valorizando os saberes obtidos fora e dentro da escola. Em 2022, o programa foi desenvolvido em 576 cidades brasileiras, com atendimento a 2.945 escolas e a participação de 42.738 educadores e 507.074 crianças e adolescentes. O número de projetos desenvolvidos chegou a 11.995.

Fonte: Assessoria Sicredi

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Governo de MT cria fundo para destinar valores confiscados do crime organizado à Polícia Civil

Trabalhador morre soterrado em silo em fazenda na MT-235

Três bebês morrem em UTI neonatal de Colíder

Trabalhador morre ao receber descarga elétrica em fazenda

Itanhangá: Vereadores aprovam projetos e indicações antes do recesso

Trabalhador morre esmagado por tora de madeira