Uma das vítimas fatais do acidente ocorrido no aeroporto da Bom Futuro, nas imediações do bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, foi identificado como sendo Fernando Kawahata Barreto. Ele era o piloto da aeronave, que explodiu logo após a decolagem, após perder sustentação e cair ainda na área do aeródromo.
O avião, um King Air C90GTI estava em situação regular e só tinha autorização para uso particular. Na queda da aeronave, ocorrida na tarde desta quarta-feira (4), morreram Fernando Kawahata Barreto e um homem de 58 anos, com as iniciais J.J.J que trabalhava na obra de ampliação do local.
Fernando Kawahata Barreto possuía um canal no Youtube, onde postava vídeos de pousos, decolagens e voos realizados por ele, em sua maioria, em aeronaves do mesmo modelo.
Relatos de pessoas próximas ao piloto, apontam que ele teria perdido a mãe recentemente, há cerca de duas semanas. Imagens mostram que o avião aparece inclinado próximo a pista, em um ângulo de vôo em que a sustentação fica bastante comprometida, o que tornava uma manobra de recuperação bastante difícil.
Na sequência, a asa esquerda acabou tocando o asfalto e a aeronave termina se chocando com um hangar, onde explodiu. Informações preliminares dão conta que o avião sofreu uma falha num dos motores ao decolar do aeroporto.
Além do piloto estavam no voo o produtor rural Adelar Mateus Jacobows e um amigo que foram encaminhados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer ao HMC.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião é um King Air C90GTI, considerada uma das mais seguras do mercado, mas que também esteve envolvida em uma fatalidade recente, o acidente que culminou na morte da cantora Marília Mendonça. A aeronave está registrada em nome de Valdir Roque Jacobowski, produtor rural de Campo Novo do Parecis.
Atualização
O segundo morto no acidente é um homem de 58 anos, que era funcionário da empresa terceirizada que prestava serviços no aeroporto. Os corpos ainda serão retirados das fuselagens do avião, após o término da Perícia da Politec.
A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá está com uma equipe em atendimento ao acidente. A equipe da DHPP está apurando informações e a identificação das vítimas, acompanhada dos trabalhos periciais da Politec-MT e o Instituto Médico Legal (IML) da Capital.