Dicas, receitas, informações e entretenimento.

Volta ás aulas: Mochilas pesadas colocam em risco a coluna das crianças

Compartilhe nas redes sociais

Em Itanhangá, as crianças iniciam mais um ano letivo. Isso quer dizer que é hora de preparar o uniforme e o material escolar, mas sem pecar pelo excesso. Afinal, mochilas muito pesadas podem trazer grandes prejuízos para a coluna dos pequenos.

Segundo o ortopedista Tadeu Gervazoni, especialista, o peso inadequado e o uso incorreto das mochilas podem levar a uma sobrecarga mecânica, o que traz danos duradouros.

Impactos por toda a vida

“Esse excesso de carga pode gerar dor, levar a posturas inadequadas e alterações do equilíbrio, que podem afetar a vida da criança e do adolescente no futuro”, diz o especialista.

Segundo o médico, o uso de uma mochila muito pesada pode causar problemas não só na infância, durante o desenvolvimento, como também podem repercutir na vida adulta. Nesta fase, a coluna passará a apresentar os efeitos do esforço anormal a que foi submetida nos primeiros anos de vida.

Tadeu lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas, e 70% dos problemas de coluna podem estar relacionados a efeitos cumulativos de excesso de peso e esforço na adolescência.

Atente-se quanto ao peso da mochila de seu filho, verifique se oque ele está levando é mesmo necessário para o dia de aula. Procure por mochilas mais leves e com alças confortáveis.

O recomendado é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do indivíduo. Além disso, o ideal é que a mochila sempre seja composta por três pontos de apoio, uma alça em cada ombro e uma terceira alça que é usada para prender na cintura do estudante. Isso faz com que a coluna não seja sobrecarregada.

É sempre recomendável a compra de cadernos individuais mais finos. É também preferível substituir os cadernos no meio do ano, evitando que o aluno sofra com as dores provocadas pelo excesso de peso.

Outra sugestão é que os pais ensinem a criança a ser organizada e que não façam o trabalho de arrumar a mochila pelos filhos.

 

Fonte: Blog da Fran com informações Metrópoles

Mais posts

Gostaria de divulgar seu evento no ITA Notícias?

Clique no botão abaixo e saiba como.