Não teve para ninguém. Jorge Martelli e seu Chevrolet Camaro #87 entraram neste sábado (23) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) com foco em busca do título do campeonato. A etapa decisiva começou quente logo cedo: no treino oficial da manhã, o catarinense cravou o 5º melhor tempo geral e o 2º melhor entre os carros da categoria Challenge. Já no classificatório, que definiu o grid, o piloto terminou em 13º lugar na geral e 5º na categoria, o que deixou clara a necessidade de uma prova de recuperação.
E foi exatamente isso que aconteceu. Largando do meio do pelotão, Martelli mostrou tranquilidade de campeão. Escalou posições com estratégia, se manteve fora das confusões e cruzou a linha de chegada da Corrida 1 em 4º lugar geral e 1º na Challenge, resultado que matematicamente lhe garantiu o título por antecipação. Com seus principais adversários não pontuando o suficiente, a festa começou já neste sábado.
“É muito satisfatório conquistar este título antes da corrida final. É o que todo piloto busca, depois de um ano de trabalho árduo meu, da equipe e do meu coach”, comemorou o piloto. “Já vi título virar na última volta e foi mais ou menos o que aconteceu aqui”, disse Martelli, lembrando da largada em 13º lugar.
“Só tenho de agradecer a Deus, aos meus patrocinadores — sem eles nada disso aconteceria — e à minha torcida de Mato Grosso e de Santa Catarina. Amanhã a festa será boa e com certeza vai faltar garganta para soltar o grito ao receber o troféu do campeonato”, avaliou.
Para a Team RC, que disputa sua primeira temporada na NASCAR Brasil, o sabor da conquista é ainda mais especial. “Estamos muito felizes, porque o nível da categoria Challenge estava muito elevado, com excelentes pilotos e equipes na briga. O Martelli fez um ano excelente e nos coroou com o título do Brasileiro. Ele e o time que o acompanhou estão de parabéns. Ele fez uma prova de recuperação. Largou quase perdendo o título e terminou vencendo por antecipação. Isto dá um gosto mais especial à vitória”, comemorou o chefe da equipe, Marcel Campos.
Próximos passos
A etapa Match Point encerra a disputa do campeonato brasileiro, mas não a temporada. Em setembro, a NASCAR Brasil entra na fase do Special Edition, com três etapas que definirão os campeões do Overall (junção das pontuações do campeonato Brasileiro e Special Edition), além da Challenge e do Rookie Of The Year.
Patrocínios de Jorge Martelli: Ferticel Fertilizantes, Ellix Safras, TGA Sistemas, KSB, Presotto Representações, Serrana Aviação, Optidata, Agro Baggio, Fazenda Martelli I e Moinho Martelli.