Projeto de Cattani obriga presos de facções a repintar muros pichados em MT

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei “Mato Grosso Sem Marcas do Crime”, que determina que presos ligados a facções criminosas sejam obrigados a repintar muros e prédios públicos pichados com os nomes das próprias organizações.

A proposta tem como objetivo eliminar pichações com referências ao crime organizado, restaurar o patrimônio público e enfraquecer o poder simbólico das facções. O programa será coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público, Prefeituras e Conselhos Municipais de Segurança Pública.

De acordo com o texto, os reeducandos e líderes de facções identificados pelas forças de segurança deverão atuar na recuperação dos locais pichados com o nome das facções às quais pertencem. Os materiais de pintura serão custeados preferencialmente pelos próprios infratores.

“Quem conspurca o espaço público com o símbolo do crime deve participar da restauração. É uma medida pedagógica, moralizadora e reparadora”, afirmou o deputado Gilberto Cattani.

O descumprimento das obrigações poderá resultar em multas de até R$ 20 mil, exclusão do programa e perda de benefícios prisionais.

A iniciativa surgiu após uma experiência bem-sucedida em Colniza, onde, sob supervisão da Polícia Militar, Polícia Penal e Ministério Público, reeducandos recuperaram pontos da cidade pichados por faccionados do Comando Vermelho.

“Mato Grosso precisa mostrar que o Estado é mais forte que o crime. Quem sujou, limpa. Quem espalhou medo, agora vai ajudar a devolver a ordem”, completou Cattani.

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Casal roda 3 mil km em Corcel 77 por motivo especial
Itanhangá: Prefeitura realiza reforma na Escola Cantinho Do Saber de Simione
Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima
Corpo de motorista de aplicativo é encontrado em mata
Itanhangá; Secretaria De Saúde realiza obras no Posto De Saúde de Simione
Minério encontrado no Ceará pode ser transformado em material 100 vezes mais resistente que o aço
MT registra 6 estupros por dia e Sorriso está em segundo com mais casos no país
Imea mantém projeção da safra de soja em Mato Grosso, mesmo com replantios pontuais causados por chuvas irregulares
A melhor solução para se livrar das baratas em sua casa é esfregar o chão com esses repelentes naturais
PM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha
Tapurah: Homem suspeito de abusar sexualmente de bebê de um ano é preso pela Polícia Civil
Caminhão carregado de gado tomba na MT-325 e deixa mais de 30 animais mortos