Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira

Crédito: Divulgação

Um ponto de extração ilegal de madeira localizado na cidade de Querência foi descoberto pela Polícia Civil, na segunda-feira (12.02), na Operação Pitangueira, deflagrada pelos policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para combate ao desmatamento ilegal.

A ação resultou na localização de uma casa e de alojamentos utilizados pelos criminosos, além da apreensão de um trator e de diversos itens usados na prática ilícita, como motosserra, placas solares, geradores, bateria, entre outros objetos.

As diligências iniciaram após a equipe da Dema receber informações sobre o crime ambiental em área de reserva na cidade de Querência, após a prisão de duas pessoas na região de uma propriedade rural a cerca de 80 quilômetros do município. Na ocasião, os suspeitos foram flagrados em um caminhão transportando 14 toras de madeira nativa retirada de área de preservação permanente.

Com base nas informações, a equipe da Dema iniciou as diligências na região da MT-110, após a comunidade Pingo D’Água, conseguindo localizar a entrada da esplanada, onde logo observaram a movimentação de um caminhão prancha que carregou ¿um trator qu¿e foi localizado na mata.

Em continuidade às diligências na mata, os policiais adentraram em trilhas, onde foram localizadas diversas esplanadas, com árvores cortadas, indicando que o local foi degradado recentemente. Um pouco mais a frente, os policiais encontraram três barracos de lona, que serviam como alojamento para as pessoas que estavam no local extraindo madeira.

Em um dos barracos, os policiais encontraram coldre, capa de colete tático e uma munição calibre 12 deflagrada, demonstrando a existência de seguranças para garantir a atividade dos madeireiros. Seguindo por outra trilha, os investigadores chegaram a avistar dois suspeitos que ao perceber a presença dos policiais empreenderam fuga pela mata.

Mais a frente, foi localizada uma casa de madeira, sendo observado que pessoas haviam abandonado o local recentemente. Na casa foram localizados diversos objetos utilizados pelos infratores como botijão de gás, dois geradores, cadernos de anotações com diversos registros de horas trabalhadas pelas máquinas. Motosserra, bateria, placa solar, entre outros.

Diante dos fatos, o trator e o restante do material ilícito foram apreendidos e encaminhados à delegacia. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no crime.

 

Fonte: Polícia Civil-MT

Mais notícias

Itanhangá: Polícia Militar age rápido e retira invasores de propriedade rural. Vídeos

Bandidos armados rendem caseiros e roubam armas e caminhonete de fazenda na MT-338

Polícia Civil apreende maconha, pasta base e cocaína que eram transportadas em veículo

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de armas de fogo e prende idoso responsável pelo local

Roubos de gado reduzem 82% em MT nos primeiros meses de 2024; furtos de carga têm queda de 73%

Caseiro é resgatado de trabalho análogo à escravidão após 16 anos sem receber salário