PF deflagra operação contra laranjas em golpes de R$ 18 milhões

Crédito: Divulgação

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Não Seja Um Laranja, que tem como objetivo desarticular esquema de fraudes em contas eletrônicas em vários bancos do Brasil. São 43 mandados sendo cumpridos em 13 estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso. Fraudes causaram prejuízos de R$ 18,2 milhões.

De acordo com as informações da assessoria de imprensa, os 43 mandados estão sendo cumpridos em: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá e Cáceres (225 km ao Oeste). Consta na PF que, nos últimos anos, foi detectado um considerável número de pessoas físicas em esquemas. Conscientes, eles emprestavam as contas para receber dinheiro dos golpes.

Com isso, possibilitavam a ocorrência bancária eletrônica em milhares de cidadãos. Essas pessoas são conhecidas, no jargão policial, como ‘laranjas’ e vem daí o nome da operação.

Alerta da PF

A Polícia Federal alerta a sociedade que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Sitiante é assassinado na varanda de residência no interior
Idoso é encontrado morto com golpes de faca dentro de casa
Tapurah: Jorge Martelli é campeão na NASCAR Brasil do Campeonato Brasileiro de 2025 com antecipação
Itanhangá: Veja os dias e locais para levar seu animal para vacinar contra a raiva
Acusado de matar fonoaudióloga avisou cunhada e irmão do crime e mandou fotos, segundo polícia
Pré-história: saiba quais são os fósseis mais famosos do mundo
Pais deixam três filhas pequenas sozinhas em casa para ir a bar
Indea determina suspensão imediata da venda de vacina animal ‘Excell 10’ em Mato Grosso
Itanhangá: Escola Municipal Paulo Freire comemora o 4º Prêmio Alfabetiza MT, pela segunda vez. Fotos
Pivetta destaca indicadores da alfabetização e quer Mato Grosso entre os melhores do país
Deputados estaduais celebram suspensão da Moratória da Soja e apontam avanço para MT
Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h; Entenda