Ministério anuncia programa para conter avanço da praga caruru gigante

Crédito: Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga quarentenária presente Amaranthus palmeri, conhecida como caruru-palmeri ou caruru-gigante. O caruru-palmeri pode causar danos de 70% a 100% em culturas como soja, milho e algodão.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (21) estabelece medidas para conter a disseminação da praga, como levantamentos fitossanitários, restrições ao trânsito de máquinas e implementos em áreas afetadas e eliminação de plantas antes do florescimento.

O programa prevê levantamentos fitossanitários anuais para detecção da praga em áreas ainda não afetadas e levantamentos de delimitação em caso de identificação de novos focos. A portaria também determina critérios para pesquisa científica e estudos de eficácia agronômica relacionados à praga.

A praga, presente em oito municípios de Mato Grosso e dois de Mato Grosso do Sul, é considerada uma das plantas daninhas mais difíceis de controlar, devido à sua resistência a herbicidas e alta capacidade de adaptação.

Fonte: EMBRAPA

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Lei 14.932/2024 Simplifica Declaração do Imposto Territorial Rural

Indea publica nova regra sobre uso de agrotóxicos em Mato Grosso

Após 12 anos, pesquisa traz embasamento para plantio de árvores em sistemas ILPF

Consumo de carne suína em Mato Grosso cresce e entidade defende selo para frigoríficos expandirem

Pecuária leiteira é a mais ativa na agricultura familiar de MT

Mato Grosso impulsiona média de produtividade nacional de milho