Lucas: Forças de Segurança são intensificadas para combater a violência

Crédito: Ascom Prefeitura/arquivo

Com investimento mensal de aproximadamente R$ 25 mil pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Jornada Extraordinária garante mais policiais nas ruas da cidade. O resultado dessa iniciativa é a diminuição no tempo de resposta aos delitos cometidos na região.

Segundo o comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Paulo Secchi, com o incentivo do município, o número de agentes em serviço praticamente dobra.

“A partir do momento que o projeto entrou em operação, chegamos a dobrar os atendimentos em alguns horários específicos. Nós temos o levantamento das áreas com manchas criminais e colocamos esses policiais, que estariam em horário de folga, para atuar na intensificação do policiamento nesses locais com maiores ocorrências”, disse o comandante.

Recentemente, a partir da intensificação do policiamento, as forças de segurança (Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Força Tática, Cavalaria e Ciopaer) prenderam um grupo que praticava atos de roubos e furtos na cidade. Ainda segundo Paulo Secchi, esse é mais um resultado positivo do programa, que tem boa aceitação dos agentes.

“Com a Jornada Extraordinária, o agente recebe um valor a mais por atuar na hora de folga e pelo serviço prestado. Isso complementa a renda e os policiais ficam ainda mais motivados em desempenhar o trabalho e ajudar no sustento familiar”, destacou.

A efetividade do programa também se comprova com a redução dos casos de homicídio. Os registros da PM mostram que em 2019 foram 29 homicídios, em 2020 foram 24 e, em 2021, com o início do projeto, 22 casos foram registrados.

Apesar do crescimento populacional de Lucas do Rio Verde, cerca de 3% ao ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o efetivo da PM praticamente não mudou. Durante visita ao município, na última segunda-feira (31), o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o efetivo só deve aumentar a partir das convocações do concurso público.

“Essa é a principal reivindicação, o aumento do efetivo para atender a sociedade. Já estamos na fase final do início do processo, com prova no dia 20 de fevereiro”, disse o secretário.

Jornada Extraordinária
Criada por meio da Lei nº 3.164/2021 e regulamentada pelo Decreto nº 5.505/2021, a Jornada Extraordinária é um programa idealizado pelo Município que remunera agentes das forças de segurança que atuam nos horários de folga, de maneira voluntária.

Estão incluídos no programa os agentes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. Para isso, os servidores devem prestar serviço por, no mínimo, quatro horas e, no máximo, 50 horas mensais, desde que compatível com a escala de serviço e de descanso obrigatório. Além disso, o militar estadual e o policial civil convocado para desempenho da jornada extra, não poderá executar carga horária diária superior a 6 horas diárias.

Fonte: Cenário MT

Mais notícias

Itanhangá: Neste domingo, 28/04, tem aula inaugural de Beach Tennis

MT aumenta em 32% produção de etanol e se torna o 2º maior produtor do país

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Porto: Empresário morre em acidente na MT 220

Itanhangá: Secretaria De saúde convida para Conferência Municipal De Gestão No Trabalho E Da Educação Na Saúde

Itanhangá: Politec procura por familiares de homem que morreu em acidente entre moto e Hilux na MT-338