Itanhangá: Capoeiristas participam de campeonato regional em Sinop

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O evento ocorreu em Sinop e contou com vários municípios presentes, sendo vários grupos de cada escola diferente de capoeira, onde aconteceu um workshop realizado pelo professor da cidade de Cuiabá, logo após veio as trocas de graduações e campeonato, onde a cidade de Sorriso representou com delegações de atletas alunos participando do campeonato.

Também o grupo VIP capoeira, participou do campeonato, os alunos campeões de Itanhangá foram: – Ana Gabriela de 12 anos em 1º lugar – Kaike 16 anos 3º lugar – Valdemir 14 anos 3º lugar – Hiago 2º lugar – categoria de 14 anos – Guilherme 1º lugar – categoria de 14 anos

A capoeira é uma luta disfarçada em dança que, principalmente com as crianças, trabalha a coordenação motora, a simetria de lado, desenvolve o trabalho em conjunto, a capacidade de percepção, o autocontrole, a segurança, a autoconfiança e a atenção.

São coisas que a criança vai absorver e que vão contribuir diretamente na sala de aula. Ela é uma luta disfarçada de dança. É esporte, é filosofia de vida, é manifestação cultural, é cultura popular brasileira, é educação, a capoeira nasceu no século XVI no Brasil, por necessidade de sobrevivência dos escravos.

Na época da escravidão, muitos escravos fugiam da senzala e não queriam ser capturados. Pra não ser capturados, por si só eles desenvolveram uma técnica de defesa e ataque, com o instrumento de seu próprio corpo. Porque o homem branco tinha o conhecimento da arma branca e da arma de fogo, e por necessidade eles começaram a observar e tirar movimentos de animais.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu total apoio aos esportistas, para participarem do evento.

Fonte: Redação/Assessoria Prefeitura de Itanhangá

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

jacaré

Empresário desaparecido é encontrado na barriga de jacaré

we

Operador de máquinas é encontrado morto com crânio decepado

asfartttt

Itanhangá: Asfaltamento da MT 242 entra na fase final

jovem

Ipiranga: Jovem de 20 anos morre em acidente com trator e carretão

indea

Itanhangá: INDEA tem um importante comunicado

muquito

Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

%d blogueiros gostam disto: