O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou na tarde desta terça-feira (18) que anulou três questões que compuseram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano.
De acordo com o órgão, a anulação foi motivada por uma similaridade muito forte entre as três perguntas e questões utilizadas na pré-prova, fase em que estudantes selecionados respondem a itens que podem constar no exame final.
“Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”, disse o Inep.
Segundo o instituto, a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.
“A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”, afirmou o Inep.
A entidade informou que “promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem”.
Segundo o instituto, “os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”.