Um fazendeiro de 54 anos de idade foi conduzido para à delegacia de polícia de Colniza, no extremo Noroeste de Mato Grosso, após reagir a ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) que realizava averiguação de desmatamento ilegal naquela região.
Vídeos gravados durante a inspeção na propriedade foram disseminados em aplicativos de mensagens e mostram o episódio.
Conforme apurado, a Força Tática em apoio a Sema, estiveram em diligências próximo ao município de Colniza, MT, para averiguar uma região que havia alerta de desmatamento, ocasião em que o drone sobrevoou e flagrou os pontos exatos, inclusive em área de APP.
As equipes chegaram na fazenda e encontraram o senhor Vagner Gastão Capelli, que se apresentou como dono da fazenda e durante os procedimentos foi visualizado que parte da mata densa já tinha sido derrubada sendo pedido que a máquina fosse levada para a sede da fazenda para as providências.
Já na sede da fazenda, o agente da Sema informou que a máquina seria apreendida, foi quando o fazendeiro ficou nervoso e passou a gritar dizendo que a máquina não sairia daquele local, e pegou uma ferramenta de ferro e jogou no trator.
Os policiais militares que acompanhavam o agente da Sema determinaram que ele ficasse calmo e no local, momento em que seus filhos o rodearam.
Segundo o registro policial, o agente da Sema se afastou e foi até a viatura para continuar com a inspeção, e neste momento o senhor subiu em um trator e foi em direção a viatura que estava o servidor da Sema, foi quando os policiais determinaram para que ele parasse e os policiais apontaram a arma em sua direção para conter sua ação, e ao perceber, a atitude do homem o servidor da Sema saiu rapidamente da viatura.
O fazendeiro na sequencia freou o trator, mas com a pá da máquina já em cima da viatura no rumo em que estava o agente e por muito pouco ele não alvejado. Seus filhos a todo tempo gritava com o pai, em determinado momento ele foi convencido pelos policiais a descer da máquina e se apossou de umapicareta e passou a desferir golpes nas duas camionetes oficiais, os policiais tentaram impedir a ação furiosa do fazendeiro, mas os veículos foram danificados.
Mesmo após intensa resistência, o senhor Vagner Gastão Capelli recebeu voz de prisão e com apoio de uma viatura de Colniza ele foi conduzido para à delegacia.
Foi verificado que havia duas armas de fogo no local, que possuem registros.
O caso ficou sob responsabilidade da delegacia local.