Dal Molin garante apoio para ações de fortalecimento de municípios da região médio norte

Crédito: Assessoria Deputado Xuxu Dalmolin

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no 2º Seminário Agelider/Cidesa, realizado nesta quinta-feira (25), em Sorriso.

Com o tema: “Selo de Inspeção Municipal e Regularização Fundiária”, o encontro contou com a participação de representantes de 13 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Cidesa), além do deputado estadual, Gilberto Cattani (PSL), e do secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Nabhan Garcia.

Ao garantir apoio para as ações de fortalecimento dos municípios da região, Dal Molin anunciou a celebração de um convênio que prevê a cessão de servidores do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Há alguns meses estivemos no Incra, mas não para criticar ou reclamar do órgão, mas sim, para propormos algumas medidas a fim de dar celeridade ao processo de regularização dos assentamentos de Mato Grosso (…). Ao identificarmos a demanda, neste caso a ausência de servidores em número suficiente, apresentamos uma indicação por meio da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) ao qual tenho a honra de coordenar”, disse Dal Molin ao afirmar que “compete ao poder público a solução do problema”.

“Independentemente de qual seja a esfera; municipal, estadual ou federal. Se existe um problema temos a obrigação de resolvê-lo. O trabalhador rural não pode ficar à mercê da inércia do estado”, concluiu.

O prefeito de Sorriso e presidente do Cidesa, Ari Genésio Lafin, também ressaltou a importância da atuação conjunta de municípios e o programa Agelíder. Este último formado por membros da sociedade civil organizada que atuam voluntariamente em busca de soluções para as demandas regionais.

“O objetivo principal dos prefeitos é fazer com que o consórcio discuta as ações com os secretários municipais de desenvolvimento, economia e social em todos os sentidos (…). Sorriso já tem a descentralização e a velocidade é enorme. Agora temos que trabalhar para que os outros municípios tenham essa ferramenta em mãos”, pontua.

“Os governos anteriores fizeram uma reforma agrária de forma inconsequente e irresponsável. Deixaram as pessoas jogadas ao léu. Encontramos inúmeras famílias abandonadas numa situação catastrófica”, lamentou Nabhan Garcia.

Segundo o representante do governo federal, o número de títulos entregues em três anos já superou aqueles entregues nas últimas três décadas. Isso mesmo diante das dificuldades enfrentadas no órgão responsável pela regularização.

“Pegamos um Incra falido, sem recursos, sem estrutura técnica e totalmente contaminado por uma ideologia política. Sem alternativa, o governo partiu para as parcerias com as prefeituras dando surgimento ao programa Titula Brasil que já conta com 86 municípios mato-grossenses devidamente cadastrados”, comemorou.

Autor: Assessoria Deputado Xuxu Dalmolin

Mais notícias

Itanhangá: Secretaria De Saúde encaminha mas 20 pacientes para realizar cirurgia de catarata
Mato Grosso registra 3.860 acidentes com animais peçonhentos; SES alerta população
Psiquiatra explica por que o seu cérebro não gosta de despedidas
Tapurah: Polícia Civil prende no Maranhão foragida acusado de homicídio
PM resgata mulher que levaria “salve” e descobre que era uma foragida
Trabalhador morre após ser atacado por abelhas em fazenda
Itanhangá: Prefeitura divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos para o ano de 2026
Júri condena irmãos a 30 anos de prisão por feminicídio de Raquel Cattani
Idosos ficam noivos após serem vizinhos por mais de 40 anos; veja vídeo
ALMT orienta protetores sobre regularização de ONGs e fortalecimento da causa animal
Controle da Lagarta-Elasmo é essencial para garantir produtividade do milho na safra 2025/26
Caçador sobrevive a ataque de urso de 180 kg com manobra inusitada