Cattani propõe que vítimas recebam 90% da remuneração de presos que trabalham

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou, no último dia 8 de novembro, uma alteração na Lei nº 11.640/2021, responsável por instituir o Programa Vida Nova, que oportuniza trabalho a indivíduos privados de liberdade em Mato Grosso. A mudança proposta estabelece que 90% da remuneração paga aos detentos que participam do programa seja destinada diretamente às vítimas dos crimes cometidos, ou quando não for possível, a seus descendentes.

De acordo com o texto apresentado, apenas 10% do valor ficará com o próprio reeducando, enquanto a maior parte será usada para reparar danos causados. A alteração, para Cattani, coloca a vítima no centro da política pública e reforça o princípio constitucional da reparação, previsto no art. 5º, inciso XLV da Constituição Federal.

Além da redistribuição da remuneração, o projeto cria novos critérios para participação no Programa Vida Nova. A proposta determina que apenas presos primários condenados por crimes de menor potencial ofensivo poderão integrar as atividades de trabalho.

O projeto também excluí reincidentes, condenados por crimes hediondos, tráfico de drogas, violência doméstica e feminicídio, entre outros delitos considerados incompatíveis com os objetivos do programa.

Na justificativa, Cattani argumenta que a legislação atual permite benefícios a condenados de alta periculosidade, o que, segundo ele, gera insegurança à sociedade. O deputado defende que a remuneração vinculada à reparação é uma forma de concretizar justiça e de garantir que a ressocialização esteja alinhada ao reconhecimento do dano causado.

“A verdadeira ressocialização só se concretiza quando o condenado reconhece e repara o mal causado. Vincular a remuneração do preso à indenização da vítima é uma medida que confere justiça, fortalece a ordem pública e restabelece o equilíbrio social, prestigiando as vítimas e suas famílias em detrimento de um modelo que até aqui, privilegiava apenas o infrator”, disse o parlamentar.

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Detran alerta para tentativa de golpe usando o programa CNH Social
Mulher leva choque após sair do banho e usar carregador de celular pirata
Cattani emplaca duas moções de repúdio contra ações do Governo Federal
Polícia Civil mira facção de Lucas do Rio Verde com ligação ao RJ e sequestra R$ 9,3 milhões
Tapurah: Forte vendaval derruba barracão em fazenda, danifica veículos e maquinário
Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova verba para policiais e instalação de câmara em escolas e creches municipais. Vídeo
Ipiranga: Homem leva facada no ombro e morre antes do socorro chegar
Inep anula três questões do Enem por suspeita de vazamento
Homem perde visão e é internado em estado crítico após beber whisky
Brasnorte: Ampliação da TI Manoki gera insegurança e indignação entre produtores rurais
Cansaço e desânimo podem ser falta desse nutriente; saiba identificar
Polícia Militar localiza e prende suspeito de matar colega com facadas após discussão em bar