Novo Horizonte do Norte: Polícia Civil cumpre buscas para apurar estelionato eletrônico na Prefeitura

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Porto dos Gaúchos, cumpriu, na manhã desta segunda-feira (06.01), cinco mandados de busca e apreensão domiciliar nas residências de ex-servidores da Prefeitura de Novo Horizonte do Norte, alvos de investigação de peculato eletrônico.

As investigações iniciaram na sexta-feira (03.01), após a equipe da Polícia Civil receber denúncias de que funcionários da gestão anterior haviam excluído arquivos de computadores da prefeitura, antes da posse do atual prefeito.

Ainda na sexta-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura Municipal, onde foram apreendidos diversos equipamentos e documentos.

A delegada responsável pelas investigações, Luceni Santana, explica que o crime de peculato eletrônico ficou caracterizado em razão da destruição de documentos digitais, que pode acarretar graves prejuízos administrativos e comprometer a transparência da gestão pública.

“A investigação tem como objetivo identificar os responsáveis pelas exclusões dos arquivos e possíveis mandantes. Neste momento, estamos focados na identificação dos autores e na recuperação dos arquivos apagados. Ainda não é possível determinar a relevância dos dados excluídos”, disse a delegada.

Uma empresa de informática contratada para prestar serviços para a Prefeitura de Novo Horizonte do Norte está empenhada na tentativa de recuperar os arquivos apagados.

A conclusão das investigações deverá esclarecer se os dados apagados eram de interesse público e a extensão do dano causado à prefeitura.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Batalhão Ambiental da PM prende irmãos com 223 quilos de pescado irregular
Ameaça de lagartas no início da safra sinaliza desafios para produtores de oleaginosas
Suspeito de ameaças contra esposa é preso pela PM com arsenal de armas
Passageira é presa com travesseiro ‘recheado’ de maconha
Residência de fiscais do INDEA é alvo de tiros
Pagamento do IPVA 2025 terá três datas de vencimento conforme final da placa
Trabalhador cai de andaime e morre durante obra em silo de fazenda
Jovem é hospitalizado depois de ser “chifrado” por boi em área rural
Produtor está mais cauteloso na hora de negociar, diz Imea
Tabaporã: Homem desaparecido é encontrado sem vida na zona rural
Caminhoneiro fura bloqueio e Polícia Militar apreende mais de 1,1 tonelada de maconha
Ação conjunta apreende 50 quilos de entorpecentes em área rural