Ameaça de lagartas no início da safra sinaliza desafios para produtores de oleaginosas

Crédito: Reprodução

O surto de lagartas Helicoverpa spp. sobre biotecnologias de última geração em soja, registrado nas principais regiões produtoras do Brasil, destaca-se como um dos mais severos dos últimos anos, especialmente no início desta safra. Além disso, a presença em grande escala da lagarta Spodoptera frugiperda tem sido notada em soja, milho, algodão e pastagens. O alerta vem do pesquisador Germison Tomquelski, mestre e doutor em agronomia da Desafios Agro, localizada em Chapadão do Sul (MS).

De acordo com Tomquelski, surtos significativos de Helicoverpa e Spodoptera foram identificados principalmente na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “A Helicoverpa tem um grande potencial destrutivo”, afirma o especialista, destacando que a soja, com 45 a 60 dias de cultivo, está entrando agora em seu ciclo reprodutivo – uma fase crítica, onde a lagarta pode causar sérios danos. “Um único indivíduo pode consumir até 36 vagens, prejudicando significativamente a produção”, explica Tomquelski.

O pesquisador orienta os produtores a monitorarem rigorosamente as lavouras e aplicarem inseticidas quando a dinâmica populacional das lagartas exigir. “A pressão das pragas pode resultar em perdas de cinco a dez sacas por hectare”, alerta.

Embora o mercado de commodities não esteja em níveis ideais e haja risco de escassez de inseticidas, Tomquelski enfatiza a necessidade de cuidados preventivos. “O produtor não pode descuidar. As perdas podem ser ainda mais graves se a praga for ignorada”, ressalta. Ele também observa que muitos produtores estavam despreparados para surtos expressivos de lagartas, já que nos últimos anos a Helicoverpa havia diminuído, aparecendo apenas de forma pontual.

Além do uso de inseticidas químicos e práticas de manejo de resistência, Tomquelski destaca a crescente importância dos produtos biológicos no controle das lagartas. “Os baculovírus têm mostrado excelente desempenho e são uma tecnologia eficaz no controle dessas pragas”, conclui.

A Desafios Agro, atuante em toda a fronteira agrícola nacional, é uma referência em pesquisa agropecuária e assistência técnica, com sede em Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes e Campo Grande (MS).

Autor: Portal do Agronegócio

Mais notícias

Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok