Vazio sanitário da soja começa dia 08 de junho em Mato Grosso

Crédito: Divulgação

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) informa que o período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso da safra 2024/25 será de 08 de junho a 06 de setembro.

Diferente dos anos anteriores, em que essa data iniciava na 2ª quinzena de junho, a data foi antecipada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através da publicação da Portaria SDA/MAPA Nº 1.111.

Durante o período de 90 dias de vigência do vazio sanitário fica proibida a existência de qualquer estágio vegetativo de soja, para evitar a existência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. A doença causa perdas na lavoura, uma vez que leva ao amarelecimento precoce de folhas e caule e prejudica o enchimento dos grãos.

Durante o vazio sanitário, o Indea realizará fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. O sojicultor que não seguir o período fica sujeito a multas. No ano passado, durante a vigência da medida fitossanitária foram realizadas 5.864 fiscalizações e lavrados 67 autos de infração.

Já o período de semeadura será entre os dias 07 de setembro e 08 de janeiro de 2025.

Produção

Na safra 2023/2024 foram cadastradas no Indea o total de 16.440 unidades de produção de soja, com área declarada de mais de 11,2 milhões de hectares plantados e o número de 8.898 produtores.

Fonte: INDEA-MT

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Aprosmat lança campanha sobre boas práticas no transporte de sementes

Produtores devem ter cautela no plantio com o fim do vazio sanitário

O desafio de produzir sementes em duas regiões pujantes do Brasil: Mato Grosso e MATOPIBA

Auditores do Mapa percorrem MT para atestar qualidade do serviço veterinário estadual

Judiciário de MT determina correção de vigência de prazo de patentes da Bayer/Monsanto

Sucessão familiar no agro: como atrair os jovens para o campo?