Senado Federal debate plebiscito para criação de novo estado brasileiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Crédito: Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal poderá por em votação a proposta que autoriza o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará. O Projeto de Lei propõe que seja criado um novo estado brasileiro, o Tapajós, formado pelos municípios que hoje compõem a região oeste paraense.

Os defensores do projeto afirmam que existem problemas administrativos e logísticos que atrapalham o desenvolvimento da região a partir de Belém, capital paraense. Em recente discurso, o senador amazonense Plínio Valério (PSDB) destacou, por exemplo, que a região é extremamente rica e produtiva, mas que, atualmente, recebe em recursos federais muito menos do que gera em divisas tributárias.

“A região reclama autonomia porque não recebe os benefícios desta pujança. Apesar do soja e dos minérios, estes municípios não dispõem de infraestrutura nenhuma, ficam distantes de Belém e sua população precisa recorrer a Manaus, lotando hospitais”.

Em 2011 foi realizado um plebiscito em que a população foi ouvida sobre a possibilidade de divisão do Pará em três territórios, com a criação de dois novos estados: Tapajós, na região oeste, e Carajás, no sudeste, porém os votos contrários prevaleceram. Apesar disso, em Santarém, virtual capital do estado tapajoara, os votos pela independência a Belém ultrapassaram o índice de 90%, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

Fonte: Agência Senado

Mais notícias

incraaa

Bolsonaro diz que Incra não pode parar

62a5fff9dd6de971c7eae289eaafd34a

Padrasto é preso por estupro de criança de nove anos

fefa31156abe0ef1e884461f4e195d40

Brasnorte: Caminhonete capota em rodovia de MT e duas pessoas morrem

delson

Motorista morre e passageira fica ferida em grave acidente entre 3 veículos na BR-163

alt 8

Itanhangá: Festa do padroeiro de Monte Alto reuniu grande quantidade de pessoas. Fotos

fonti

Homem morre após colisão entre moto e caminhão na BR-163

%d blogueiros gostam disto: