A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal poderá por em votação a proposta que autoriza o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará. O Projeto de Lei propõe que seja criado um novo estado brasileiro, o Tapajós, formado pelos municípios que hoje compõem a região oeste paraense.
Os defensores do projeto afirmam que existem problemas administrativos e logísticos que atrapalham o desenvolvimento da região a partir de Belém, capital paraense. Em recente discurso, o senador amazonense Plínio Valério (PSDB) destacou, por exemplo, que a região é extremamente rica e produtiva, mas que, atualmente, recebe em recursos federais muito menos do que gera em divisas tributárias.
“A região reclama autonomia porque não recebe os benefícios desta pujança. Apesar do soja e dos minérios, estes municípios não dispõem de infraestrutura nenhuma, ficam distantes de Belém e sua população precisa recorrer a Manaus, lotando hospitais”.
Em 2011 foi realizado um plebiscito em que a população foi ouvida sobre a possibilidade de divisão do Pará em três territórios, com a criação de dois novos estados: Tapajós, na região oeste, e Carajás, no sudeste, porém os votos contrários prevaleceram. Apesar disso, em Santarém, virtual capital do estado tapajoara, os votos pela independência a Belém ultrapassaram o índice de 90%, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir