Senado Federal debate plebiscito para criação de novo estado brasileiro

Crédito: Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal poderá por em votação a proposta que autoriza o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará. O Projeto de Lei propõe que seja criado um novo estado brasileiro, o Tapajós, formado pelos municípios que hoje compõem a região oeste paraense.

Os defensores do projeto afirmam que existem problemas administrativos e logísticos que atrapalham o desenvolvimento da região a partir de Belém, capital paraense. Em recente discurso, o senador amazonense Plínio Valério (PSDB) destacou, por exemplo, que a região é extremamente rica e produtiva, mas que, atualmente, recebe em recursos federais muito menos do que gera em divisas tributárias.

“A região reclama autonomia porque não recebe os benefícios desta pujança. Apesar do soja e dos minérios, estes municípios não dispõem de infraestrutura nenhuma, ficam distantes de Belém e sua população precisa recorrer a Manaus, lotando hospitais”.

Em 2011 foi realizado um plebiscito em que a população foi ouvida sobre a possibilidade de divisão do Pará em três territórios, com a criação de dois novos estados: Tapajós, na região oeste, e Carajás, no sudeste, porém os votos contrários prevaleceram. Apesar disso, em Santarém, virtual capital do estado tapajoara, os votos pela independência a Belém ultrapassaram o índice de 90%, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

Fonte: Agência Senado

Mais notícias

STF valida cadastro de pedófilos e pessoas condenadas por violência contra a mulher em MT

Uma pessoa morre e outra fica ferida em grave acidente envolvendo duas carretas e uma caminhonete

Sicredi registra crescimento nos principais indicadores, amplia base de associados e chega a mais municípios de MT

Itanhangá: Secretaria de Saúde reforça o chamado para a vacinação contra a gripe

Itanhangá: Inscrições para concurso publico termina hoje, dia 18/04

Itanhangá: Inscrições para processo seletivo para área da saúde termina hoje, dia 18/04