Seguro pecuário tem crescido em MT devido a queimadas e mudanças climáticas

Crédito: Reprodução

Mato Grosso é líder na pecuária com mais de 34,2 milhões de cabeças de gado. Devido a relevância da atividade no estado, o Seguro Pecuário tem se mostrado cada vez mais indispensável para os produtores. Principalmente, diante dos desafios ambientais como as queimadas e mudanças climáticas que deixam o agronegócio em alerta.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que no primeiro semestre deste ano, quando comparado com 2023, o seguro teve um crescimento de 27,3%, faturando R$ 4,6 milhões, e ampliou em 329,6% o pagamento de indenizações. Totalizando R$ 60 mil transferidos aos produtores que tiveram perdas no período.

Conforme Andréia Padovani, presidente do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (SINDseg MG/GO/MT/DF), o Seguro Pecuário tem sido um alicerce para os pecuaristas de Mato Grosso.

“Com o aumento da incidência de eventos climáticos extremos, proteger o rebanho por meio do seguro se tornou uma necessidade. Essa proteção possibilita que o produtor se recupere mais rapidamente de eventuais perdas”, diz.

O Seguro Pecuário apresenta como diferencial a cobertura para pastagens, fundamental para a nutrição do gado.

No Mato Grosso, vastas áreas de pasto têm sido ameaçadas por secas e incêndios, resultando em grandes perdas para os pecuaristas. O seguro garante que, nesses casos, os produtores possam contar com a recuperação dessas áreas, minimizando os impactos sobre a produção.

O vice-presidente da Comissão de Seguro Rural da Fenseg, Daniel Nascimento, ressalta o papel crucial do seguro pecuário.

“Mato Grosso, sendo o maior estado produtor de gado do Brasil, precisa de soluções robustas para proteger seu patrimônio. O Seguro Pecuário não protege só o rebanho, mas todo o sistema de produção, no caso a pastagem, de modo que o produtor tenha condições de se recuperar rapidamente diante de adversidades climáticas. O setor de seguros está cada vez mais alinhado com as necessidades dos pecuaristas, proporcionando a segurança que o setor tanto precisa”, afirma.

Com a intensificação das queimadas e outros eventos climáticos extremos, o Seguro Pecuário tem se mostrado um recurso fundamental para os pecuaristas de Mato Grosso.

A adesão crescente dos pecuaristas a este seguro reflete a conscientização dos produtores sobre a importância de proteger seu patrimônio e garantir a continuidade de suas atividades, mesmo em um cenário de riscos elevados.

Autor: Canal Rural

Mais notícias

Aos 13 anos, estudante paulista vence olimpíada nacional de matemática
“Maníaco da Bíblia” mata a própria mãe a facadas
Padrasto é preso após enteada de 10 anos ser atingido por tiro
Criminoso envolvido em roubo de carro atira em policiais militares e morre baleado em confronto
Itanhangá: Defensoria Publica vai realizar mutirão de atendimento amanhã, dia 11/07
Bebê de 10 meses morre na Casa Lar; causa da morte é investigada
Orkut vai voltar para o Brasil, sendo possível recuperar fotos
Deputado Gilberto Cattani manifesta repúdio a ação de queima de carreta com madeira
Indea realiza mais duas mil fiscalizações e aplica 12 multas no primeiro mês do vazio sanitário da soja
Motoristas que abandonarem animais poderão ter a CNH suspensa
Vereadora é detida pela PM depois de ser flagrada furtando roupas de ginastica
Polícia cumpre mandados contra envolvidos em desaparecimento de cinco maranhenses