Dez dos maiores representante do setor de base florestal de Mato Grosso já declaram apoio ao projeto de reeleição do deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil).
A mobilização teve início na semana passada durante visitas aos municípios de Juína, Colniza e Aripuanã, todos localizados na região noroeste do estado.
Em Juína, Dal Molin e reuniu com representantes do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) para apresentar as ações desenvolvidas por ele junto ao governo de Mato Grosso e da União.
Entre as conquistas alcançadas pelo setor, estão; a Instrução Normativa nº 8 implementado pelo Ministério do Meio Ambiente em atendimento a uma indicação do parlamentar mato-grossense. Em vigor desde junho deste ano, a medida regulamentou a exportação de produtos e subprodutos de madeiras de espécies nativas oriundas de florestas naturais e/ou plantadas.
Dal Molin também ressaltou os resultados trazidos pela Indicação 4539/2021 em que solicitou, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o credenciamento dos portos secos para desembaraço de cargas de madeiras em Mato Grosso.
Já em Colniza e Aripuanã o tema central dos debates foi a estadualização da MT-174, em fase de licitação para pavimentação, e a redução do valor de recolhimento da taxa de reposição florestal para pessoas físicas ou jurídicas vinculados a modalidade de reposição da vegetação nativa extraídas em propriedades rurais do estado.
“Sem dúvidas essa foi uma das medidas mais importantes das últimas décadas para o setor da base florestal. Por meio dela conseguimos reduzir consideravelmente o valor final do produto e incentivar a comercialização de sobras de madeira que tem, entre outras finalidades, alimentar caldeiras das inúmeras agroindústrias instaladas no estado”, frisa Xuxu Dal Molin.
Sócio proprietário da Imapa Industrial, Gilberto José Alba (Betão), reforçou a importância da propositura que, segundo ele, trouxe novas perspectivas para o setor madeireiro.
“Nossa responsabilidade social vai muito além da geração de emprego e renda. Hoje a atividade da base florestal utiliza práticas de manejo de impacto reduzido a fim de preservar o meio ambiente para as futuras gerações. As proposituras do deputado estadual Xuxu Dal Molin vieram para somar com nossos esforços pela sustentabilidade”, acentua “Betão”.
“Como pioneiro em projetos de manejo sustentável, posso assegurar que nunca fomos tão bem assistidos pela Assembleia Legislativa quanto agora. O deputado Xuxu Dal Molin se mostrou um grande parceiro do setor madeireiro e é exatamente por isso que decidimos mobilizar toda a classe para apoiá-lo neste projeto de reeleição”, complementou Nei Mason, proprietário da SM Madeiras, maior exportador de madeira tropical da América Latina.
“Sou um agente político de resultados. Quando recebemos a demanda vamos em busca de soluções. Essa metodologia de trabalho gera um vínculo com a sociedade de modo em geral e no setor madeireiro não tem sido diferente”, finaliza Xuxu Dal Molin.