Projeto de etnoturismo custeado com emenda de Cattani recebe carta de anuência da Funai

Crédito: Divulgação

Custeados com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), os projetos de etnoturismo Menanehaliti e Balatiponé receberam oficialmente na quarta-feira (29/05) as cartas de anuência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A entrega das cartas feitas pelo próprio Cattani e pelo governador Mauro Mendes (União), durante a abertura da FIT Pantanal 2024, conclui que que as duas aldeias estão aptas para receber turistas de todo o Brasil.

No mês de abril o Plano de Visitação desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, prefeituras e Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi aprovado após diversas visitas de técnicos da Funai.

Os projetos de etnoturismo Menanehaliti, do município de Tangará da Serra, e Balatiponé, do município de Barra do Bugres, são iniciativas pioneiras que têm como objetivo promover a cultura, a sustentabilidade e a autonomia das comunidades indígenas Haliti-Paresí e Umutina-Balatiponé.

Dentre as atividades desenvolvidas nos roteiros turísticos que devem começar a receber turistas ainda neste ano estão à pesca esportiva, ecoturismo, turismo cultural e histórico, etnoturismo, trilhas, jogos, banho de rio e observação de aves.

Para Cattani, a aprovação dos roteiros garante um meio de subsistência para as aldeias, além de beneficiar a população com a possibilidade de conhecer de perto a tradição e cultura dos povos indígenas.

“É uma forma de garantir aos nossos irmãos indígenas uma fonte de renda e dignidade, além de privilegiar os turistas do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, que vão ter a oportunidade de conhecer de perto a cultura e estes lugares que são uns dos mais bonitos do nosso país”, disse o deputado.

Os projetos se destacam pelo comprometimento em seguir rigorosamente a Instrução Normativa 03/2015 da Funai, que estabelece diretrizes fundamentais para o desenvolvimento de atividades turísticas em terras indígenas.

Fonte: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Caminhão carregado de porcos tomba e populares saqueiam animais

Carreta que transportava madeira bate em paredão e mata 3 pessoas

Itanhangá: II Fórum comunitário do Selo UNICEF será nesta sexta-feira, 14\06

Itanhangá: Tapa-buracos na MT 338 está sendo feito com cascalho. Fotos e vídeo

Itanhangá: Fundação Sicredi apresenta o Programa União Faz a Vida nas Escolas

Identificadas vítimas fatais de acidente ocorrido ontem na BR-163