Projeto de Cattani que garante bolsa para surdoatletas é aprovado na ALMT

Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa aprovou em primeiro turno na sessão desta quarta-feira (18), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que inclui surdoatletas no Programa Olimpus, que concede auxílio a esportistas de Mato Grosso.

A proposta de Cattani insere os surdoatletas ao programa criado pelo Estado, que já beneficia atletas, paratletas, atletas-guia e técnicos com uma bolsa e premiação por desempenho.

“Trata-se de reconhecer a importância deste desportista e, por conseguinte, elevar para igualar a dignidade perante os demais atletas. Hoje, a comunidade surdoatleta se sente inferior, posto que não faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e nem do Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), e tais Comitês não asseguram direitos desportivos aos surdoatletas”, explicou Cattani.

O projeto, que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto no mês de agosto, também inclui como critério para beneficiários, ter participado de competições reconhecidas pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Lançado em 2020 pelo Governo de Mato Grosso, o Projeto Olimpus é um programa financeiro que fornece bolsa para atletas, com o objetivo de promover o desenvolvimento do esporte no Estado.

O texto seguirá agora para a Comissão de Constituição e Justiça da ALMT e precisará passar por uma segunda votação em plenário, antes de ir para sanção do governador Mauro Mendes (União).

Fonte: Assessoria Deputado Cattani

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

MT tem diversas opções de lugares para passear nas férias de julho. Fotos

MT oferece primeiro curso técnico de Cuidador de Alunos com Deficiência do país

Itanhangá: Venha aproveitar as vantagens do feirão SICREDI de energia solar

Poeira em estrada pode ter causado acidente fatal de jovem na MT 338

Idoso de 69 anos morre em grave acidente entre três veículos na BR-163

Itanhangá: Município sediou o maior torneio de bocha do Vale Do Arinos. Fotos