Polícia de Mato Grosso alerta população sobre o “golpe da facção”

Crédito: Focala.com.br

Recentemente os comerciantes do interior de Mato Grosso têm se deparado com mais um tipo de golpe na praça: o golpe da facção. Trata-se de um grupo de estelionatários que têm usado o nome do Comando Vermelho para amedrontar e extorquir dinheiro de pequenos comerciantes do estado.

O golpe funciona da seguinte forma: o comerciante, que tem seu número e até mesmo seu nome exposto nas redes sociais, recebe mensagens através de aplicativos como Messenger e Whatsapp dizendo que seu estabelecimento está sendo monitorado pelo “gerente” da região por ter infringido alguma conduta imposta pelo Comando Vermelho. A partir desta ameaça, o golpista passa a exigir dinheiro da vítima para que “nada de ruim aconteça” com sua família.

Casos deste tipo têm sido relatados em Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Colíder, por exemplo.

Uma comerciante de Alta Floresta revelou que ficou em pânico com as ligações recebidas: “Eu quase caí. Foi por pouco. Mas eles me mandaram muitas mensagens. Fiquei em pânico, chorei muito, mas de repente veio à mente de ligar para a Polícia. Foi quando me orientaram a procurar a Central de operações e lá constaram se tratar de golpe, mas. Foi por pouco”.

Outra vítima, de Lucas do Rio Verde, que também pediu para não ter seu nome revelado, contou que “eles são intimidadores e se fazem passar por membros dessa organização. Dizem que estamos desobedecendo uma determinação imposta à comunidade e que isso pode se tornar um problema… depois de causar terror, pedem dinheiro”.

Para casos de estelionato via telefone, especialistas em Segurança Pública orientam que, quando a vítima receber os primeiros contatos, faça a denúncia junto à Polícia Civil para que os serviços de inteligência possam rastrear o número de telefone usado para chegar com maior velocidade aos criminosos. As mensagens gravadas também podem ser usadas como elemento que comprovem o crime.

Fonte: A VOZ Mato-grossense

Mais notícias

Homem foi preso pela Polícia Civil com drogas e armamentos

Jovem de 27 anos é encontrada sem vida em apartamento

Quadrilha é presa pela PM com 67 porções de entorpecentes, celulares e máquinas de cartão

Tapurah: Perito diz que só exames pode confirmar suposto ataque de onça a trabalhador

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja

Ipiranga: PM fecha boca de fumo e apreende cestas básicas do tráfico