Operação Mata Virgem combate o desmatamento ilegal na região norte

Crédito: Divulgação

Uma operação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Gerência de Operações Especiais (GOE), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar, foi deflagrada entre os dias 27 de fevereiro a 04 de março, com foco na fiscalização ambiental na região norte de Mato Grosso.

A operação denominada Mata Virgem realizou fiscalizações em seis imóveis rurais, localizados nos municípios de Marcelândia, Cláudia, Analândia e região. Os trabalhos tinham como foco a fiscalização de crimes ambientais em pontos de alerta de possíveis áreas desmatamento ilegal, identificadas via satélite.

As ações na região resultaram em seis autos de inspeção, cinco notificações de CAR, cinco autor de infração por supressão de vegetação nativa, cinco autos de infração por exercer atividade sem licença ambiental, um auto de infração por descumprimento de embargo, um auto de infração por impedir a regeneração da vegetação nativa, cino termos de embargo, um termo de apreensão e um termo de depósito de um trator utilizado na atividade de supressão de vegetação nativa em regeneração sem autorização ambiental.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que as operações de combate ao desmatamento ilegal são constantes e a delegacia especializa atua dentro da sua competência, com objetivo de combater a prática de crimes e a degradação ambiental, além da responsabilização penal dos envolvidos.

“Nesta operação temos como foco propriedades que tentam por meio do desmatamento impedir a regeneração natural do solo, utilizando-se de queimadas ilegal, desmatamento em área de especial preservação e atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão responsável, causando sérios danos à sociedade mato-grossense”, disse a delegada.

Autor: Polícia Civil-MT

Mais notícias

Aos 13 anos, estudante paulista vence olimpíada nacional de matemática
“Maníaco da Bíblia” mata a própria mãe a facadas
Padrasto é preso após enteada de 10 anos ser atingido por tiro
Criminoso envolvido em roubo de carro atira em policiais militares e morre baleado em confronto
Itanhangá: Defensoria Publica vai realizar mutirão de atendimento amanhã, dia 11/07
Bebê de 10 meses morre na Casa Lar; causa da morte é investigada
Orkut vai voltar para o Brasil, sendo possível recuperar fotos
Deputado Gilberto Cattani manifesta repúdio a ação de queima de carreta com madeira
Indea realiza mais duas mil fiscalizações e aplica 12 multas no primeiro mês do vazio sanitário da soja
Motoristas que abandonarem animais poderão ter a CNH suspensa
Vereadora é detida pela PM depois de ser flagrada furtando roupas de ginastica
Polícia cumpre mandados contra envolvidos em desaparecimento de cinco maranhenses