MT deve liderar o crescimento da produção de grãos mundial nos próximos anos

Crédito: Reprodução

O futuro para o agronegócio brasileiro é extremamente promissor, conforme a previsão para os próximos anos. A atividade mato-grossense não fica para trás e deve ser a principal líder do crescimento, pontua o engenheiro agrônomo e professor Marcos Fava, o Doutor Agro.

O especialista destaca que parte dos produtores está, sim, preparada para esse futuro. Principalmente os produtores mato-grossenses. Esse assunto, inclusive, será abordado no III Simpósio Técnico Aprosoja, que será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Cuiabá.

“O Mato Grosso está de parabéns pelo profissionalismo da produção, mas sempre é possível melhorar. Vou abordar os pontos a serem melhorados para que os produtores participem com lucros do grande futuro do nosso agronegócio, com destaque para a construção das margens e à produção sustentável”, adianta o docente.

Nesse sentido, para aprimorar o mercado produtor de grãos há alguns desafios a serem vencidos, a exemplo do controle de sua oferta, avalia Paulo Molinari, consultor sênior da Safras & Mercado.

“O Brasil tem a missão, agora, de aprender a controlar a sua oferta. Somente aumentar a produção continuadamente não é uma estratégia que trará sempre bons resultados e manterá os preços em alta”, diz Molinari.

Aliás, o aumento da produção pode agravar ainda um outro problema muito latente nos últimos dias e que ganhou bastante destaque na safra deste ano que é o déficit na armazenagem de grãos. Isso demonstra a clara necessidade de investimentos constantes nessa área e na logística para o escoamento dos grãos.

“As exportações dependem de logística. A situação do Arco Norte (plano estratégico que abrange portos ou estações de transbordos do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão) melhorou muito, mas dependemos muito ainda do frete rodoviário. E os investimentos feitos em ferrovias não derrubam os preços do rodoviário”, analisa Molinari.

“Estradas, fluxo de porto, ferrovias, hidrovias, logística de embarque, fretes de retorno, todos são fatores em que o investimento precisa seguir constante”, complementa.

Simpósio

Esses assuntos serão alguns dos temas abordados nas palestras do III Simpósio Técnico Aprosoja. O evento é gratuito e será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Cuiabá, pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Cuiabá (Aprosoja-MT).

Para mais informações e para realizar as inscrições, acesse aqui.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok