Morte de mulher de 45 anos em Sorriso é monitorada, ela tomou 2ª dose contra o covid

Crédito: Arquivo Pessoal

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a morte da enfermeira e massoterapeuta Silvia Dal Magro, de 45 anos, está sendo monitorada. Ela, que tomou a segunda dose da vacina contra Covid-19, sofreu uma parada cardiorrespiratória nesta quarta-feira (22).

Uma coleta de material para examinar o óbito já foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen). A vítima foi atendida ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mas, de acordo com nota emitida pela assessoria da Prefeitura, Silvia já chegou em óbito no local. Consta que ela era portadora de hipertensão arterial e, segundo informações do filho da vítima, também tinha pré-diabetes.

Um dia após tomar a vacina Janssen, Silvia publicou em uma rede social que estava com enxaqueca e, por isso, não atenderia os seus clientes. O filho da vítima disse que foi orientado a solicitar uma requisição de exame de corpo de delito para que seja checada a causa da morte.

Segundo ele, por volta das 18h15min encontrou a mãe caída no chão, com espuma branca na boca e sangue. De imediato, ela foi levada pela família ao Hospital Regional de Sorriso, mas lá teria sido recomendado que o atendimento ocorresse na UPA, onde a equipe médica informou que não conseguiu reanimar Silvia.

Ainda segundo o filho da vítima, a mulher tomou a vacina e, no dia seguinte, sentiu dores de cabeça e tomou medicamentos, mas sem solução. Silvia, quando teve Covid-19, em julho do ano passado, chegou a ser internada no Hospital de Campanha, conforme a família.

Sobre o esquema vacinal de Silvia, a Prefeitura informou que ela não tomou três doses, mas, sim, uma da Janssen, e a segunda do mesmo fabricante. A morte, porém, não permite afirmar que tenha ocorrido em decorrência da vacina, haja vista, segundo a Prefeitura, a necessidade de investigar todo o histórico de saúde da vítima e outros fatores que possam ter contribuído para o falecimento.

Conforme o Ministério da Saúde, brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina.

Confira, abaixo, na íntegra, as informações repassadas pela Prefeitura sobre o caso:

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que:

– Lamenta muito o ocorrido e externa sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor;

– A vítima já chegou em óbito na unidade de saúde, e era portadora de hipertensão arterial. Nos últimos registros da Secretaria de Saúde, consta internação em julho de 2020 para tratamento de Covid-19, quando obteve alta;

– Como último registro, há histórico de acompanhamento no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) para tratamento endócrino e pneumológico em setembro de 2020, mas não há mais registros de retorno, da mesma forma que este atendimento não se relaciona de forma alguma à Covid;

– Ainda ontem à noite, logo após o ocorrido, a Prefeitura, via Secretaria de Saúde, acionou todos os órgãos de vigilância em Saúde do Estado, informou sobre as condições do óbito e também sobre o fato de a mulher ter tomado a dose de reforço contra a Covid-19 no dia 21, um dia antes de sua morte. Todos os protocolos disponíveis nestes casos foram, e seguem sendo adotados, inclusive com a coleta de material para examinar uma possível relação entre os fatos, que foi encaminhado ao Lacen;

– Cabe destacar que é necessário investigar todo o histórico de saúde da vítima e outros fatores que possam ter contribuído para este desfecho, para que se possa emitir qualquer parecer definitivo.

Mais uma vez, a Prefeitura reitera sua solidariedade à família, reforça que, assim que ficou sabendo do ocorrido, imediatamente tomou as medidas necessárias neste caso, está acompanhando toda a situação, e segue adotando todos os protocolos disponíveis.

Fonte: Portal Sorriso

Mais notícias

prensado

Homem é prensado por caminhão e morre em fazenda

afogg

Itanhangá: Homem morre afogado ao tomar banho em represa

soterr

Bombeiros encontram a 13 metros de profundidade corpos de trabalhadores soterrados

WhatsApp-Image-2022-08-16-at-15.19.28

Homem é encontrado morto com tiro na nuca na zona rural

auto

Caminhoneiros já podem fazer auto declaração para receber benefício

lucas_do_rio_verde_com_faca_na_mao_mulher_poe_marido_pra_correr_apos_desentendimento_e

Mulher é internada depois de levar facada na cabeça do ex-marido

%d blogueiros gostam disto: