Lei alterada por Cattani facilita realização de cavalgadas e eventos ligados ao meio rural

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) garantiu direitos, por meio de lei, que vão facilitar a realização de eventos esportivos e culturais tradicionais, ligados ao meio rural, como cavalgadas, vaquejadas, montarias e provas de laço, em Mato Grosso.

As facilitações que passam a valer em todo o estado a partir de 2025 foram feitas por meio de alterações na Lei 11.652, propostas por Cattani, que torna atividades e esportes com animais como patrimônio cultural e imaterial de Mato Grosso.

A modificação na lei foi promulgada pela Assembleia Legislativa após deputados derrubarem os vetos do Poder Executivo no final do mês passado. A lei atualizada foi publicada na edição do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do dia 30 de outubro de 2024.

O projeto que torna gratuito e isento de qualquer custo a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para quaisquer animais, bovídeos ou equídeos, participantes de tais eventos já havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A alteração na lei proposta por Cattani também permite que os eventos recebam patrocínio, subvenção, auxílio, incentivos, emendas e subsídios financeiros e fiscais da Administração Pública Estadual, bem como das Administrações Públicas Municipais, quer seja através da Administração Pública Direta ou da Administração Pública Indireta.

A nova legislação também determina que os agentes públicos não proíbam, coíbam, inviabilizam ou criem quaisquer embaraços à realização dos eventos esportivos culturais tratados nesta Lei, salvo exigir, aos respectivos organizadores e aos participantes dos eventos, o cumprimento da legislação sanitária animal estadual e federal.

 

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Operação cumpre 27 mandados contra grupo criminoso que furtava cargas agrícolas
Após volta de festa, jovem com histórico de arritmia cardíaca morre em casa
Polícia Civil apreende 9 escavadeiras usadas em garimpo ilegal em propriedade rural
Itanhangá: Secretaria De saúde alerta para o aumento dos casos de dengue e chikungunya
Itanhangá: Veja os ganhadores do sorteio da Campanha “SUA NOTA FISCAL VALE PRÊMIOS
Policial é baleado em confronto com bando armado após apreensão de caminhão
Em menos de quatro décadas, área destinada à soja cresce nove vezes
Itanhangá: Município recebe OURO Do Selo Nacional Do Compromisso com a Alfabetização
Itanhangá: Polícia Militar deu início a Operação “Tolerância Zero Ao Crime Organizado”
Governo de MT lança Delegacia Digital da Polícia Civil nesta segunda-feira (09)
Assembleia Legislativa promoveu o IV Simpósio sobre Autismo
Menino de 11 anos com problemas cardíacos tem morte súbita em escola