O mês de abril tem um significado por demais importante em nosso calendário, uma vez que neste período se celebra o “Abril Azul”. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a conscientização da população sobre o autismo. Isto porque, para além das adversidades enfrentadas diariamente na inclusão social de tais pessoas, é fundamental o combate contra qualquer tipo de preconceito ou estigma.
Na noite de ontem quarta-feira (10-04), na Câmara Municipal de vereadores, tivemos uma importante palestra cuja o tema era ” Valorize as capacidades e respeite os limites”, com a presença de duas especialistas em ABA (Análise e desenvolvimento atípico) vindas de Cuiabá.
o Transtorno do Espectro Autista , popularmente conhecido como autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Afeta várias capacidades da pessoa, mas uma das áreas mais afetadas é a dificuldade de socialização e adaptação, bem como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos.
O secretário de saúde Bruno Felix disse em sua fala da importância dessa parceria- saúde e educação, para que o aluno possa ter um tratamento diferenciado, ele precisa de um laudo e para isso a SMS tem se empenhado muito, já que temos casos aqui no Município e cada vez mais a demanda vem aumentando.
Vale lembrar que além do cuidado especial, a criança que tem o TEA, tem cerca de 12 direitos, entre eles fornecidos aqui pelo CRAS de Itanhangá são: Carteirinha do autista, prestação continuada, onde sendo cadastrado no sistema único, a criança recebe um salário mínimo, esse benefício é para custear terapias ou remédios.
O evento lotou o plenário da Câmara, entre a pláteia estavam mãe de autistas, professores, comunidade em geral, equipe de sáude, entidades como Rotary e APAE.
Veja as fotos na galeria de imagens logo abaixo:
Por: Fran Padilha