Alunos da Escola Estadual Bromildo Lawisch de Itanhangá, propõem o recolhimento de Cães das Ruas, Avenidas e praça de Itanhangá. Os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Bromildo, orientado pela Professora Josiane Bonaldo apresentou indicação nº 01/2024.
Súmula: Indicamos ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, de Itanhangá/MT, extensivo a Secretaria Municipal de Saúde, a necessidade de recolher os animais de rua, realizar castração e campanha de adoção, para que a população e os próprios animais não tenham risco.
O documento foi protocolado pelos alunos e professora, na secretaria da Câmara de Vereadores, que receberam o mesmo e passaram a analisar, e encaminhar ao prefeito e secretarias para que o caso seja resolvido.
Em sua indicação, os alunos solicitam uma análise de viabilidade técnica, para atendimento de requerimento feito por alunos deste município, relatando haver nas Avenidas e Ruas, praças, imediações de escolas, muitos animais abandonados, necessitando ser acolhidos e castrados; ressaltando que dentre eles há aqueles que são agressivos.
Narra os estudantes que os animais necessitam ser resgatados, eis que constantemente atacam e mordem as pessoas que anda pelas ruas, avenidas e praça. É de suma importância a castração destes animais, visando frear a reprodução descontrolada que vem ocorrendo em nossa cidade, assim como seu recolhimento e vacinação como meio de evitar que o pior aconteça, haja vista que correm o risco de maus-tratos, ou ainda serem mortos ou atropelados, bem como a própria população corre risco.
Em sua proposição os estudantes cobram dos órgãos responsável por realizar ações objetivando o controle das populações animais e, ainda a apreensão de todo e qualquer animal encontrado solto nas vias e logradouros públicos, devendo-se observar o caso o perigo iminente à vida destes animais e dos munícipes, incluindo assim, em suas campanhas anuais de vacinação uma campanha de adoção de animais de rua.