Indea orienta produtores a registrarem apiários e informar casos suspeitos de Cria Pútrida Européia

Crédito: Divulgação
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) orienta aos produtores de mel que registrem seus apiários junto ao órgão de vigilância e comuniquem qualquer suspeita de Cria Pútrida Européia nas colméias.

A médica veterinária do Indea Erika Gleice do Nascimento explica que a doença, causada por uma bactéria, acomete as crias das abelhas Apis melífera e abelhas nativas, podendo ocasionar a morte prematura das abelhas.

“As principais características de identificação da doença incluem mudanças na coloração e aspecto irregular das larvas, bem como favos com falhas e opérculos perfurados”, aponta a veterinária.

Erika observa que, recentemente, houve a confirmação de dois casos da doença em Mato Grosso, registrados em Juara e em Pedra Pedra, após exames realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS). Por isso, ela ressalta a importância da comunicação em caso de suspeitas da doença.

“Estamos orientando os produtores a manter seus apiários registrados junto o Indea, para que possamos ter dados que nos balizem em ações futuras, e que avisem imediatamente sobre qualquer suspeita ou ocorrência da doença. Sabemos que a tomada de medidas preventivas e de controle é fundamental para minimizar o impacto da doença, preservando, assim, a saúde das abelhas e da produção de mel”, pontua a médica veterinária.

Para orientar sobre a doença, o Indea também realizou, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), uma transmissão ao vivo sobre os aspectos da enfermidade. Conforme a médica, a intervenção contra a doença é importante para evitar a diminuição na produção do mel ou mesmo a perda total da colônia.

De acordo com dados da autarquia, a apicultura está presente em 114 dos 141 municípios de Mato Grosso, contabilizando mais de 16 mil colônias instaladas em 828 estabelecimentos rurais.

Em caso de suspeita da doença, o apicultor deve avisar imediatamente ao Indea, para que o órgão faça a investigação. A autarquia está presente em 139 cidades do Estado. Confira os endereços da autarquia AQUI. 

Fonte: INDEA-MT

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Lei 14.932/2024 Simplifica Declaração do Imposto Territorial Rural

Indea publica nova regra sobre uso de agrotóxicos em Mato Grosso

Após 12 anos, pesquisa traz embasamento para plantio de árvores em sistemas ILPF

Consumo de carne suína em Mato Grosso cresce e entidade defende selo para frigoríficos expandirem

Pecuária leiteira é a mais ativa na agricultura familiar de MT

Mato Grosso impulsiona média de produtividade nacional de milho