Desembargador do TJMT visita Consórcio Intermunicipal de Saúde para discutir redução da judicialização na saúde

Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (27), o Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Dr. José Lindote, integrante do Comitê Estadual de Saúde, visitou a cidade de Sorriso para conhecer a estrutura e o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A visita faz parte de uma iniciativa do tribunal para reduzir a judicialização dos processos de saúde no estado.

O Desembargador Lindote destacou a importância de sua visita, explicando que o principal objetivo é trabalhar na racionalização dos processos judiciais na área da saúde. “Além de conhecer a estrutura e logística deste consórcio, estamos colocando à disposição a estrutura do Tribunal de Saúde. O que o tribunal busca é a racionalização da judicialização dos processos. Queremos diminuir e, para isso, é importante evitar que entrem ações. O objetivo é cumprir as ações com o menor custo possível, visando onerar menos os orçamentos dos municípios”, afirmou.

Edu Pascoski, prefeito de Itanhangá e presidente do Consórcio, também ressaltou a importância do encontro. “Estamos mostrando para os juízes e para o desembargador qual é a função do Consórcio de Saúde em nossa região. Os prefeitos apresentaram o consórcio e mostraram a estes membros do Poder Judiciário, representantes da saúde, qual a função do Consórcio e como ele pode contribuir para que nos unamos em políticas públicas que evitem processos de judicialização ou desafoguem os problemas da saúde sem passar por vias judiciais”, disse.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafim, cuja cidade é a sede do consórcio, enfatizou que já foram cedidos terreno e espaço para o funcionamento do Consórcio. “Estamos buscando legalização para que esta sede siga em Sorriso. Espero que os próximos gestores, prefeitos e vereadores da região possam continuar potencializando as ações do Consórcio”, concluiu.

Autor: R9 News

Mais notícias

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados
Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos