Nesta terça-feira (27), o Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Dr. José Lindote, integrante do Comitê Estadual de Saúde, visitou a cidade de Sorriso para conhecer a estrutura e o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A visita faz parte de uma iniciativa do tribunal para reduzir a judicialização dos processos de saúde no estado.
O Desembargador Lindote destacou a importância de sua visita, explicando que o principal objetivo é trabalhar na racionalização dos processos judiciais na área da saúde. “Além de conhecer a estrutura e logística deste consórcio, estamos colocando à disposição a estrutura do Tribunal de Saúde. O que o tribunal busca é a racionalização da judicialização dos processos. Queremos diminuir e, para isso, é importante evitar que entrem ações. O objetivo é cumprir as ações com o menor custo possível, visando onerar menos os orçamentos dos municípios”, afirmou.
Edu Pascoski, prefeito de Itanhangá e presidente do Consórcio, também ressaltou a importância do encontro. “Estamos mostrando para os juízes e para o desembargador qual é a função do Consórcio de Saúde em nossa região. Os prefeitos apresentaram o consórcio e mostraram a estes membros do Poder Judiciário, representantes da saúde, qual a função do Consórcio e como ele pode contribuir para que nos unamos em políticas públicas que evitem processos de judicialização ou desafoguem os problemas da saúde sem passar por vias judiciais”, disse.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafim, cuja cidade é a sede do consórcio, enfatizou que já foram cedidos terreno e espaço para o funcionamento do Consórcio. “Estamos buscando legalização para que esta sede siga em Sorriso. Espero que os próximos gestores, prefeitos e vereadores da região possam continuar potencializando as ações do Consórcio”, concluiu.