Enquanto o calor começa a dar o ar de sua graça no Brasil, no Hemisfério Norte o cenário vive o oposto: está começando a estação das nevascas.
Como é viver nos locais mais frios do mundo? Apresentamos abaixo uma lista de regiões habitadas que de tão geladas estão entre as mais inóspitas do planeta, com temperaturas que podem chegar a 67 graus negativos:
Oymyakon – Rússia
Com apenas algumas centenas de moradores (que já foram 2.500 no seu auge), Oymyakon é famosa por ser o lugar habitado de forma permanente mais frio da Terra. Localiza-se na República de Yakutia (Rússia), no coração da Sibéria. A temperatura mais baixa oficialmente registrada em Oymyakon é de −67,7°C, medida em fevereiro de 1933. Há relatos de uma temperatura de -71,2 °C, em 1924, mas a medição é questionada, embora a cidade celebre o recorde negativo.
No entanto, as temperaturas médias diárias no inverno variam entre −45°C e −50°C! O mês mais quente de que os aldeões já viram registou temperaturas médias de 18°C, em 2010.
Oymyakon é cercada por montanhas, que retêm o ar frio e dificultam a circulação do calor. Os resistents moradores se adaptaram usando roupas de pele grossas, lenha e carvão para aquecimento e dependendo de alimentos conservados ou congelados.
Os carros costumam ficar ligados para evitar o congelamento dos motores.