Chuvas regulares em MT impulsionam plantio de soja

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na madrugada desta quinta (28) choveu em Feliz Natal, município que fica a 500 quilômetros de Cuiabá, e o agricultor Eguiberto Gabe iniciará o plantio de soja em sua propriedade. Serão 640 hectares semeados em um trabalho que levará 15 dias para ser concluído.

“Tivemos 15 milímetros de chuva na região e continua garoando. Vamos dar a largada na semeadura/no plantio para concluir nos próximos dias com a expectativa de que o tempo continue bom”, afirma.

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos informa que há previsão de chuvas generalizadas para Mato Grosso no fim de semana e com volume suficiente para o plantio da soja.

“Após o dia 3 de outubro, as precipitações regulares devem parar e, desta forma, chover esporadicamente em diversas regiões. O tempo chuvoso só regulariza a partir da segunda quinzena de outubro”, explica.

Mato Grosso deve plantar 9,4 milhões de hectares na safra 2017/18, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A produtividade deve ser 54,12 sacas por hectare, um pouco abaixo da safra anterior, que foi de 55,3 sacas por hectare.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, os produtores rurais devem iniciar o plantio com cautela. “No ano passado, os agricultores foram cautelosos e tivemos uma das melhores safras em produtividade. Por isso, é preciso prudência, acompanhando a previsão do tempo para um resultado positivo”, afirma.

Fonte: Ascom Aprosoja