Chuvas regulares em MT impulsionam plantio de soja

Na madrugada desta quinta (28) choveu em Feliz Natal, município que fica a 500 quilômetros de Cuiabá, e o agricultor Eguiberto Gabe iniciará o plantio de soja em sua propriedade. Serão 640 hectares semeados em um trabalho que levará 15 dias para ser concluído.

“Tivemos 15 milímetros de chuva na região e continua garoando. Vamos dar a largada na semeadura/no plantio para concluir nos próximos dias com a expectativa de que o tempo continue bom”, afirma.

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos informa que há previsão de chuvas generalizadas para Mato Grosso no fim de semana e com volume suficiente para o plantio da soja.

“Após o dia 3 de outubro, as precipitações regulares devem parar e, desta forma, chover esporadicamente em diversas regiões. O tempo chuvoso só regulariza a partir da segunda quinzena de outubro”, explica.

Mato Grosso deve plantar 9,4 milhões de hectares na safra 2017/18, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A produtividade deve ser 54,12 sacas por hectare, um pouco abaixo da safra anterior, que foi de 55,3 sacas por hectare.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, os produtores rurais devem iniciar o plantio com cautela. “No ano passado, os agricultores foram cautelosos e tivemos uma das melhores safras em produtividade. Por isso, é preciso prudência, acompanhando a previsão do tempo para um resultado positivo”, afirma.

Autor: Ascom Aprosoja

Mais notícias

Assassinato de jovem é solucionado após 40 anos de mistério
Provedores de Internet em Itanhangá e Mato Grosso enfrentam ataques de hackers
Acidente mata jovem carbonizado no dia do aniversário e deixa 3 estão feridos. Vídeo
PRF Apreende Carga Milionária de SKUNK
Itanhangá: Oficina de Marketing Digital será realizada no dia 27 de maio
Polícia Civil cumpre mandados de prisão por homicídios e apreende drogas durante operação
1 bilhão de adolescentes terá obesidade ou transtorno mental até 2030
Revisão das bulas de defensivos e irrigação para agricultura familiar são temas de debate da FPA
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China
Chef confessa ter matado, esquartejado e cozido partes do corpo de homem juntamente com legumes
Tapurah: Vítima sobrevivente de tentativa de homicídio em bar é ameaçada de morte mais uma vez
Mulher é executada a tiros dentro de casa durante madrugada