Cattani retira projeto e diz que período eleitoral prejudica debate

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) solicitou a retirada de pauta do projeto de Lei que prevê a liberação da caça em Mato Grosso. O pedido foi feito durante a sessão desta quarta-feira (17). Segundo o parlamentar a retirada será momentânea e que irá retorná-lo após o período eleitoral. “Nós vamos discutir, fazer audiência pública para isso. Nesse período eleitoral não adianta. Nós precisamos discutir com seriedade e não com cunho eleitoral”, disse Cattani.

O parlamentar afirmou que a repercussão nacional do projeto é bom e significativo para o debate, já que citou a quantidade de porcos do mato, que estariam dando prejuízo ao produtores do estado. Cattani também negou que a aprovação do projeto poderia causar uma caça a animais como onças, capivaras e jacarés.

Segundo ele, quem deve apresentar quais animais poderiam ser caçados, seria a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que através de estudos, poderia dizer qual espécie estaria provocando desequilíbrio no meio ambiente, e que poderia ser caçado. “Isso está previsto na legislação federal. Mas a caça só poderia ser feita após o aval da Sema. Mas as pessoas não querem discutir esse trecho da lei federal”, justificou.

Ontem (16), o parlamentar pediu a retirada do projeto da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que já estava se posicionando contrário ao projeto.

De acordo com a proposta, o projeto visa o ‘o aumento da interação entre o homem e natureza’, o fomento do ‘espírito associativista’ para a prática do esporte, o controle populacional de espécies consideradas ameaças ao meio ambiente, incentivo a conservação e manutenção de habitats e conservação de espécies ameaçadas de extinção.

O texto ainda diz que o exercício da caça poderá ocorrer em áreas públicas ou privadas, que dependerem de autorização.

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Trabalhador morre após ser atacado por enxame de abelhas
Avião cai entre Lucas e Tapurah; piloto que morreu é identificado
Itanhangá: Polícia militar apreende espingarda e conduz suspeito por ameaça em zona rural
adolescente envenena marmita dos pais após briga por sair escondida com namorado
Colocar a esponja de lavar louça na máquina de lavar roupa: saiba por que é tão utilizado
Brasnorte: PM prende homem com espingarda e 98 munições
Exportação de soja deve ter salto de 114% em janeiro, projeta Anec
Polícia flagra garimpo ilegal e apreende armas e mercúrio em área
Bebê morre em UPA após se engasgar com maçã
Hepatologistas citam riscos da gordura no fígado para a saúde em geral
Jovem é preso após “noite de sexo” com menina de 13 anos
Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações