Cardiologistas alertam que usar cigarro eletrônico dobra risco de infarto

As pessoas que usam cigarro eletrônico regularmente correm quase duas vezes mais risco de sofrer um infarto em comparação com as não fumantes, segundo mostra um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgado na quinta-feira (8/02). Aproximadamente 3 milhões de brasileiros usam dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) regularmente.

Os aparelhos, conhecidos como “pods” ou “vapes”, ganharam popularidade especialmente entre os jovens. “O consumo regular aumenta em 1,79 vez a probabilidade de infarto do miocárdio”, afirmou a SBC, em nota divulgada à imprensa.

Mesmo que a venda e a comercialização desses produtos sejam proibidas no Brasil desde 2009, os dispositivos são encontrados facilmente no mercado paralelo. Ao usar cigarros eletrônicos, os consumidores estão expostos a quantidades desconhecidas de componentes químicos, como nicotina, metais pesados, aromatizantes e propilenoglicol.

Entre os problemas de saúde que podem surgir desse hábito, está a aterosclerose. A doença inflamatória crônica é a principal responsável pelo desenvolvimento de infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Ela tem sintomas muito sutis e se desenvolve silenciosamente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Anvisa abriu, em 2023, uma consulta pública sobre cigarros eletrônicos no Brasil. A população tem até esta sexta-feira (9/2) para opinar sobre o texto que proíbe a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar. Após o término do período, a agência vai avaliar e divulgar as contribuições da consulta.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que estudos já demonstraram que o custo para tratar diversas doenças crônicas decorrentes do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) somou R$ 23,37 bilhões em 2011, valor equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e quatro vezes o montante dos impostos federais arrecadados do setor tabaco naquele ano.

Mais notícias

Caminhoneiro é preso transportando armas e 149 tabletes de drogas
Adolescente é apreendida pela Polícia Militar com 220 porções de drogas
Trabalhador de 20 anos cai de poste, não resiste e morre
Itanhangá: Veja as localidades onde terá transporte de eleitores neste domingo, dia 06/10
Ônibus com estudantes bate em carro e mata motorista
Jovem morre e amigo fica ferido em acidente na MT-242
Saiba quais são as consequências para o agro com a reforma tributária
PM prende homem por tráfico e apreende 33 quilos de entorpecentes
Polícia prende cinco e apreende menor por suposta participação na morte de jovem faccionado
Gefron apreende pasta base avaliada em R$ 2 milhões
Itanhangá: Eleições terão reforço policial e serviço de inteligência para coibir crimes eleitorais
Gefron apreende quatro carretas e conduz quatro homens à delegacia por suspeita de esquema de fraude em frete