Brasileiro constrói carro que cabe em elevador; Veja vídeo

Crédito: Reprodução

Um carro que mede apenas 1,33 m de comprimento, 78 cm de largura e 1,03 m de altura. Esse é o Nanico P50, projeto que foi desenvolvido em abril de 2025 no litoral paulista e levou apenas 20 dias para ser concluído. O microcarro, uma criação de Caio Strumiello, é tão pequeno que pode ser transportado dentro de um elevador.

O veículo utiliza motor de 50 ou 100 cilindradas, conforme a configuração, e alcança velocidade máxima de 60 km/h. O consumo de combustível é de 40 km por litro de gasolina, tornando-o extremamente econômico para deslocamentos urbanos.

Strumiello, conhecido como “inventor de São Vicente”, desenvolveu o Nanico P50 a partir de uma cadeira de rodas motorizada, outra criação dele. A carenagem foi produzida manualmente pelo próprio inventor.

“Na verdade, ele é inspirado no Peel P50, um carro inglês que era considerado o menor do mundo. Mas o meu é menor, tem quatro rodas e marcha a ré. Cabem nele duas pessoas magrinhas, espremidas”, afirmou o inventor em entrevista à coluna Paula Gama, do Uol.

O processo de fabricação é artesanal e detalhado. Ele desenha tudo em um papelão, corta, monta um lado, espelha o outro e faz a carroceria. Segundo Caio, o farol e a lanterna são criações feitas na hora da produção.

Esta não é a primeira criação automotiva de Strumiello. Em 2012, ele desenvolveu o primeiro Nanico, com 2 metros de comprimento, velocidade máxima de 80 km/h e consumo de 45 km por litro. O veículo chegou a ser apresentado no Domingão do Faustão e quase entrou em produção em série no Ceará.

Além do Nanico original, o inventor também ganhou notoriedade com outras criações, como um carro anfíbio e o “Ka-rrão”, versão modificada de um Ford Ka.

O Nanico P50 já circulou por diversos locais, incluindo a Avenida Paulista, em São Paulo.

Autor: O Tempo

Mais notícias

Itanhangá: Carreta do Hospital de Amor de Sinop realiza exames de mamografia
Homem arranca as trip@s de desafeto na f@ca após discussão por balde
Bezerra nasce com 2 cabeças e rabo bipartido
Polícia Civil recupera equipamentos furtados avaliados em R$ 2,1 milhões
Campanha de atualização de estoque de rebanhos começou em MT ontem, quinta-feira (1)
Polícia Civil realiza operação contra grupo acusado de roubar e torturar idoso de 70 anos
Trio é preso após roubar mais de R$ 300 mil em gado e manter vítimas reféns
Itanhangá: Após ouvir a população, Vereadores apresentam indicações ao executivo
Itanhangá: Oficina do Remédio orienta pacientes sobre uso correto de medicamentos
Homem mata jovem grávida para esconder caso
Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso
Descubra se o metabolismo realmente desacelera após os 40 anos