Animais são queimados vivos durante incêndio em fazendas

Crédito: Reprodução

Incêndio florestal de grandes proporções na região de Dom Aquino, que durou cerca de uma semana causou devastação na zona rural do município.

O fogo invadiu pelo menos quatro fazendas, destruindo pastagens e plantações, diversos animais silvestres morreram queimados, outros foram resgatados com graves queimaduras, além de as chamas quase atingirem outras propriedades, inclusive, as casas dos trabalhadores rurais da região.

O Corpo de Bombeiros trabalhou desde a quinta-feira (19) no combate ao incêndio com muita dificuldade de controlar as chamas devido às grandes quantidades de focos e cortina de fumaça que se formou na região.

O trabalho dos militares priorizou a proteção das sedes das fazendas Novo Horizonte e São Clemente e, consequentemente, impedir a destruição dos maquinários, adubos, plantios e irrigação, gados e equinos, já que foram as propriedades mais afetadas.

As equipes que atuaram na região utilizaram abafadores, mochila costal, sopradores e realizaram aceiros, faixas para tentar conter a passagem do fogo, para controlar as chamas, além de 2000 mil litros de água para conseguir apagar o fogo.

Em seguida realizaram o rescaldo, para evitar a possibilidade de algum foco dar reinício às chamas, e continuam monitorando a região.

No entanto, outros municípios foram atingidos pelo fogo que começou em Dom Aquino. Pelo menos 17 militares estão trabalhando, neste momento, em incêndios florestais nas regiões de Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.

Imagens de diversos animais carbonizados na região circulam pela internet registrando a destruição que o fogo tem causado na região e causado comoção e revolta nos mato-grossenses.

A Organização Não Governamental (ONG) ‘É o Bicho’ utilizou a imagem de uma onça-pintada carbonizada e com os membros cortados para chamar atenção do estrago que as queimadas tem causado em Mato Grosso e com isso conscientizar a população sobre os riscos, perigos e danos causados pelo fogo, principalmente nesta época do ano, quando o tempo está mais seco e as chamas se alastram com muita facilidade e são extremamente difíceis de serem apagadas.

Autor: Repórter MT

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Diploma ‘de papel’ do ensino superior não terá mais validade; entenda
Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados
Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento