Animais são queimados vivos durante incêndio em fazendas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Legenda /Crédito da Foto: Reprodução

Incêndio florestal de grandes proporções na região de Dom Aquino, que durou cerca de uma semana causou devastação na zona rural do município.

O fogo invadiu pelo menos quatro fazendas, destruindo pastagens e plantações, diversos animais silvestres morreram queimados, outros foram resgatados com graves queimaduras, além de as chamas quase atingirem outras propriedades, inclusive, as casas dos trabalhadores rurais da região.

O Corpo de Bombeiros trabalhou desde a quinta-feira (19) no combate ao incêndio com muita dificuldade de controlar as chamas devido às grandes quantidades de focos e cortina de fumaça que se formou na região.

O trabalho dos militares priorizou a proteção das sedes das fazendas Novo Horizonte e São Clemente e, consequentemente, impedir a destruição dos maquinários, adubos, plantios e irrigação, gados e equinos, já que foram as propriedades mais afetadas.

As equipes que atuaram na região utilizaram abafadores, mochila costal, sopradores e realizaram aceiros, faixas para tentar conter a passagem do fogo, para controlar as chamas, além de 2000 mil litros de água para conseguir apagar o fogo.

Em seguida realizaram o rescaldo, para evitar a possibilidade de algum foco dar reinício às chamas, e continuam monitorando a região.

No entanto, outros municípios foram atingidos pelo fogo que começou em Dom Aquino. Pelo menos 17 militares estão trabalhando, neste momento, em incêndios florestais nas regiões de Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.

Imagens de diversos animais carbonizados na região circulam pela internet registrando a destruição que o fogo tem causado na região e causado comoção e revolta nos mato-grossenses.

A Organização Não Governamental (ONG) ‘É o Bicho’ utilizou a imagem de uma onça-pintada carbonizada e com os membros cortados para chamar atenção do estrago que as queimadas tem causado em Mato Grosso e com isso conscientizar a população sobre os riscos, perigos e danos causados pelo fogo, principalmente nesta época do ano, quando o tempo está mais seco e as chamas se alastram com muita facilidade e são extremamente difíceis de serem apagadas.

Fonte: Repórter MT

Galeria de Imagens da notícia