Ação conjunta destrói 22 pás-carregadeiras em operação contra garimpo ilegal

Crédito: Divulgação

Polícia Federal deflagrou nesse domingo (14), Operação Ouro Viciado, visando combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda. Ação conjunta contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Funai, Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Durante 3 dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e em trilhas pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros.

Os agentes encontraram 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras.

A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Ciopaer e outra da PRF, além de embarcações para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Segundo o delegado da PRF Rodrigo Vitorino Aguiar, a operação teve como principal objetivo inutilizar os maquinários, estimados em R$ 1 milhão, que estavam sendo utilizados ilegalmente para a degradação da terra indígena.

“A operação em si, constituiu numa ação para inutilizar os maquinários pesados utilizados, que possuem valor de aproximadamente R$ 1 milhão cada uma, e que acabam por degradar demasiadamente a terra indígena Sararé, a margem do Rio Sararé está totalmente degradada, com a faixa marginal total destruída pelo maquinário, extração ilegal do ouro e pela ação dos garimpeiros ilegais”, finalizou o agente.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao se apropriar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando enormes danos econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Gazeta Digital

Mais notícias

Polícia Civil prende padrasto que abusou sexualmente da enteada durante quatro anos

Ipiranga: Polícia Militar prende homem após confessar morte de caminhoneiro

Itanhangá: Polícia Militar prende homem com mandato por tráfico de drogas

Tapurah: Fazendeiro que espalhou boato de ataque de onça é preso por morte de trabalhador

Homem foi preso pela Polícia Civil com drogas e armamentos

Jovem de 27 anos é encontrada sem vida em apartamento