Ação conjunta destrói 22 pás-carregadeiras em operação contra garimpo ilegal

Crédito: Divulgação
Nenhum registro encontrado.

Polícia Federal deflagrou nesse domingo (14), Operação Ouro Viciado, visando combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda. Ação conjunta contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Funai, Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Durante 3 dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e em trilhas pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros.

Os agentes encontraram 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras.

A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Ciopaer e outra da PRF, além de embarcações para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Segundo o delegado da PRF Rodrigo Vitorino Aguiar, a operação teve como principal objetivo inutilizar os maquinários, estimados em R$ 1 milhão, que estavam sendo utilizados ilegalmente para a degradação da terra indígena.

“A operação em si, constituiu numa ação para inutilizar os maquinários pesados utilizados, que possuem valor de aproximadamente R$ 1 milhão cada uma, e que acabam por degradar demasiadamente a terra indígena Sararé, a margem do Rio Sararé está totalmente degradada, com a faixa marginal total destruída pelo maquinário, extração ilegal do ouro e pela ação dos garimpeiros ilegais”, finalizou o agente.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao se apropriar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando enormes danos econômicos, sociais e ambientais.

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados
Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos