Ação conjunta destrói 22 pás-carregadeiras em operação contra garimpo ilegal

Crédito: Divulgação

Polícia Federal deflagrou nesse domingo (14), Operação Ouro Viciado, visando combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda. Ação conjunta contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Funai, Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Durante 3 dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e em trilhas pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros.

Os agentes encontraram 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras.

A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Ciopaer e outra da PRF, além de embarcações para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Segundo o delegado da PRF Rodrigo Vitorino Aguiar, a operação teve como principal objetivo inutilizar os maquinários, estimados em R$ 1 milhão, que estavam sendo utilizados ilegalmente para a degradação da terra indígena.

“A operação em si, constituiu numa ação para inutilizar os maquinários pesados utilizados, que possuem valor de aproximadamente R$ 1 milhão cada uma, e que acabam por degradar demasiadamente a terra indígena Sararé, a margem do Rio Sararé está totalmente degradada, com a faixa marginal total destruída pelo maquinário, extração ilegal do ouro e pela ação dos garimpeiros ilegais”, finalizou o agente.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao se apropriar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando enormes danos econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Gazeta Digital

Mais notícias

Polícia Civil consegue bloqueio de mais de meio milhão para vítima lesada no golpe do falso boleto

Polícia captura suspeitos de assassinar homem em posto de combustíveis

Polícia Civil prende dois por golpe de estelionato aplicado por falso policial

Tapurah: Polícia Civil prende em flagrante homem que fez imagens de vítimas nuas

Jovem de 24 anos é morto a tiros em bar

Ipiranga: PM realiza a maior apreensão de drogas do ano