ALMT aprova moção de repúdio à reitora da UFMT por apoio ao MST

Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta quarta-feira (20) uma moção de repúdio contra a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza, após manifestação pública em defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A iniciativa partiu do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e foi aprovada pelo plenário.

A medida ocorre após a realização, na semana passada, de um evento de três dias do MST dentro da UFMT, em Cuiabá. O espaço acadêmico foi utilizado para atos de militância política, com a presença de bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT), além de símbolos exaltando os regimes de Cuba, Venezuela e manifestações em defesa da Palestina.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a reitora afirmou que o MST é um movimento “justo de distribuição de terra” e que a universidade “estará sempre aberta para esses trabalhadores”. A fala, segundo Cattani, parece uma tentativa de colocar a instituição pública de ensino superior a serviço de um movimento político e ideológico.

Na moção aprovada, Cattani ainda argumenta que a UFMT deve manter sua função institucional voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão, sem se transformar em palco para atividades de caráter partidário. O documento também ressalta que o MST é conhecido nacionalmente por invasões de propriedades privadas e que atos como estes colocam em risco a ordem no campo.

“Não se trata de liberdade de expressão pessoal, mas de evitar que uma instituição pública seja usada para promover grupos políticos e ideológicos”, destacou o deputado Gilberto Cattani.

Com a aprovação, a Assembleia Legislativa registra oficialmente sua posição contrária à manifestação da reitora e cobra que a UFMT preserve sua neutralidade institucional.

Somente os deputados Ludio Cabral e a suplente em exercício Edna Sampaio, ambos do PT, votaram contra a moção de repúdio.

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Trabalhador morre após ser atacado por enxame de abelhas
Avião cai entre Lucas e Tapurah; piloto que morreu é identificado
Itanhangá: Polícia militar apreende espingarda e conduz suspeito por ameaça em zona rural
adolescente envenena marmita dos pais após briga por sair escondida com namorado
Colocar a esponja de lavar louça na máquina de lavar roupa: saiba por que é tão utilizado
Brasnorte: PM prende homem com espingarda e 98 munições
Exportação de soja deve ter salto de 114% em janeiro, projeta Anec
Polícia flagra garimpo ilegal e apreende armas e mercúrio em área
Bebê morre em UPA após se engasgar com maçã
Hepatologistas citam riscos da gordura no fígado para a saúde em geral
Jovem é preso após “noite de sexo” com menina de 13 anos
Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações