Arqueóloga afirma ter achado local exato em que Jesus foi crucificado

Crédito: Reprodução/francesca.r.stasolla/Instagram

Escavações que estão sendo feitas na Igreja do Santo Sepulcro revelam evidências de um jardim de 2 mil anos com oliveiras e videiras, corroborando relatos bíblicos do local de crucificação de Jesus.

Segundo a pesquisadora, que é especialista em restauro de templos católicos, a vegetação encontrada sob os pisos da Igreja do Santo Sepulcro condiz com uma passagem bíblica que descreve o local da morte de Jesus: “Ora, no lugar onde ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto”, diz João 19:41.

As análises de solo revelaram pólen e restos vegetais compatíveis com cultivos das plantas na época atribuída à crucificação de Jesus. O local, originalmente uma pedreira desativada, ficava fora dos muros de Jerusalém no século I, conforme descrito nas escrituras.

Da pedreira ao santuário de Jesus
Escavações mostraram que a área passou por transformações: primeiro como pedreira, depois como cemitério e jardim, até se tornar o local sagrado ao ser identificado como o Calvário por Santa Helena no século IV.

Fragmentos de cerâmica e lamparinas a óleo encontradas por Francesca ajudaram a traçar essa linha do tempo. Uma estrutura circular de mármore, possivelmente parte do monumento original que foi ordenado pelo imperador Constantino I, também foi encontrada sob o piso da atual igreja.

As pesquisas começaram em 2022, durante as obras de restauração do piso da basílica. “Não podemos escavar tudo de uma vez, então a equipe avança por seções, interrompendo trabalhos durante períodos de peregrinação, como a Páscoa. Ainda falta terreno para explorar”, explicou Stasolla ao jornal israelense.

Apesar das limitações do que foi encontrado até agora, para ela os achados reforçam a conexão entre arqueologia e os textos da tradição cristã, oferecendo novas perspectivas sobre um dos locais mais venerados do mundo.

Autor: Metrópoles

Mais notícias

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h; Entenda
Colisão entre Frontier e picape mata três homens na MT 208
Mãe dá surra na filha por “mentiras e mau comportamento” e acaba presa
Homem perde controle da moto ao passar por faixa elevada e morre
Itanhangá: Desfile e Escolha da Miss Terceira Idade 2025 celebra elegância e valorização da melhor idade
ALMT aprova moção de repúdio à reitora da UFMT por apoio ao MST
Depois de coelhos com ‘chifres’ e esquilos com ‘verrugas’, cervos são avistados com múltiplos furúnculos
PRF apreende 157 kg de skunk em caminhão-cegonha na BR-364
INDEA alerta que a brucelose ainda está presente nos rebanhos de Mato Grosso. Vídeo
Estuprador em série faz acordo judicial e aceita ser submetido a castração cirúrgica
Ipiranga: Acidente entre caminhões em rodovia estadual deixa um morto
Itanhangá: Polícia Militar apreende drogas e prende traficante em liberdade condicional comercializando entorpecentes