Três bebês morrem em UTI neonatal de Colíder

A morte de três bebês recém-nascidos em um curto período de tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Colíder gerou comoção e está sendo investigada pelas autoridades. Os falecimentos ocorreram entre os dias 10 e 15 de julho.

Inconformados com as mortes, os pais dos três bebês buscaram a delegacia local para registrar boletim de ocorrência na segunda-feira (15), relatando as circunstâncias como suspeitas.

Detalhes das mortes

10 de julho: Uma menina, nascida em Novo Mundo, faleceu aos 6 dias de vida.
13 de julho: Um menino, natural de Alta Floresta, faleceu após o nascimento.
14 de julho: Outro menino, também de Novo Mundo, faleceu logo após nascer.

Todos os bebês nasceram no Hospital Regional de Alta Floresta, mas precisaram ser transferidos para a UTI Neonatal em Colíder devido à gravidade dos seus quadros clínicos. Segundo os pais, o estado de saúde das crianças era estável e o transporte ocorreu sem problemas.

Apesar da situação estável inicial, os bebês não resistiram e faleceram em um curto intervalo de tempo na unidade de terapia intensiva. As famílias relatam que não receberam explicações plausíveis para os falecimentos.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os três bebês nasceram em estado grave e necessitaram da transferência, dois por prematuridade extrema e um por asfixia por mecônio durante o parto. A SES ainda esclareceu que os casos estão sendo investigados pela Comissão de Verificação de Óbitos do órgão.

O caso segue em investigação para determinar as causas das mortes e responsabilizar, se for o caso, os responsáveis pelas falhas que podem ter ocorrido. A comunidade aguarda por respostas e justiça para as famílias que perderam seus filhos em tão curto período de tempo.

Nota da SES na íntegra

“A pasta ainda esclarece que está em curso uma investigação dos casos pela Comissão de Verificação de Óbitos da SES”, diz trecho da nota. Confira abaixo o posicionamento da SES na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que três bebês nasceram em estado grave no Hospital Regional de Alta Floresta e, devido ao quadro apresentado, precisaram ser transferidos para o Hospital Regional de Colíder, que dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

A transferência foi efetivada, contudo, infelizmente, os pacientes assistidos não resistiram e faleceram. A SES informa que os bebês foram transferidos em dias diferentes – nas datas de 10, 14 e 15 de julho.

Dos três pacientes, dois apresentavam prematuridade extrema e um apresentou asfixia por mecônio durante o trabalho de parto. A pasta ainda esclarece que está em curso uma investigação dos casos pela Comissão de Verificação de Óbitos da SES.”

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Governo de MT lança editais de concessão com previsão de investimento de R$ 8 bilhões nas rodovias estaduais
Aprosoja MT e Fundação Rio Verde inauguram Laboratório de Biologia Molecular
Tapurah: Polícia prende traficante com mandado de prisão
PM detém dupla que transportava 32 tabletes de maconha, 24 pacotes de skank e arma de fogo
Itanhangá: Polícia Militar realizou patrulhamento nas estradas rurais do município
Itanhangá: Secretaria De Saúde desenvolve ações para combater e prevenir o câncer de próstata
Itanhangá: Homem perde a vida ao colidir com moto em capivara próximo a Simione
Sancionada lei que institui o cadastro nacional de condenados por pedofilia e estupro
Indea capacita técnicos para impedir entrada em MT de fungo que afeta plantações de mandioca
Ipiranga: ATUALIZADA: Identificadas vítimas do acidente no entroncamento da MT 242 com a MT 491
Polícia Militar apreende 484 quilos de maconha
Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na prisão de suspeito de feminicídio foragido