Policiais Militares, na cidade de Tapurah, no norte de Mato Grosso, apreenderam motocicletas durante a “Operação”.
O objetivo foi tirar de circulação os veículos com escapamento tipo Kadrom. Segundo a PM, esse tipo de equipamento gera perturbação do sossego além de a alteração das motos para a instalação ser considerada infração de trânsito.
O mencionado equipamento está em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode emitir sons acima do permitido por lei o que traz sérios problemas a população em virtude da perturbação do sossego público e também da poluição ambiental.
Segundo a PM, a operação foi realizada para atender a pedidos da população direcionados à Polícia Militar de Tapurah, reclamando do barulho ensurdecedor emitido por esse tipo de equipamento.
Segundo informações, é preciso “preservar o direto de sossego da população que diariamente é desrespeitada pelo uso de escapamentos adulterados que conforme a legislação de trânsito é considerada infração de natureza grave, sendo punida com multa e retenção do veículo para regularização, conforme prevê o Artigo 230 – XI do CTB.