Tapurah: Futuro em Campo inspira mais de 140 estudantes durante visita na fazenda

Crédito: Divulgação

O programa Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) esteve no município de Tapurah na quarta-feira (29.10) com uma missão especial: semear conhecimento e despertar vocações. Ao levar 142 alunos da Escola Municipal Vinícius de Moraes para vivenciar a rotina da Fazenda União, a iniciativa transformou a manhã em uma verdadeira aula a céu aberto sobre sustentabilidade, inovação e o papel essencial do campo no desenvolvimento do estado.

A ação proporcionou às crianças uma experiência única ao apresentar de perto a rotina de uma fazenda, os maquinários agrícolas e a importância do agronegócio na geração de empregos e no desenvolvimento do estado. Durante a edição, o vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Diogo Balistieri, reforçou o impacto da iniciativa para aproximar crianças e jovens da realidade produtiva do estado.

“Esse projeto é hoje um dos mais importantes da Aprosoja MT. Ele planta nas crianças a curiosidade e o interesse pelas atividades do campo. É delas que podem surgir os futuros colaboradores do agro”, disse Balistieri.

O delegado coordenador do núcleo de Tapurah, Regis Porazzi, destacou a importância do programa para as futuras gerações e que o objetivo também é despertar nos jovens o interesse por carreiras ligadas ao agro e fortalecer os laços com a principal vocação econômica de Mato Grosso.

“Esse estado ainda é uma criança, mas com talvez a maior renda do Brasil e um futuro ainda mais promissor. Precisamos de jovens que entendam esse potencial. A Aprosoja MT está mostrando com autoridade que o futuro é aqui”, reforça o produtor.

O prefeito do município, Álvaro Galvan, participou das atividades em campo. Ele considera que o agronegócio é fundamental para o desenvolvimento regional e também enfatizou a importância da ação. “Esse programa é essencial porque aproxima as crianças do agronegócio, muitas pela primeira vez. Isso pode despertar nelas o desejo de seguir carreira no setor, contribuindo com o crescimento do município e do estado.”

A edição proporcionou um momento de aprendizado que vai além da sala de aula. Para quem cresceu no meio rural, como a responsável Administrativa da Fazenda União, Maria Lazarotto. Para ela, ver as novas gerações se conectando com essa realidade é motivo de orgulho.

“Minha família veio do Sul do país há mais de 20 anos e trabalhou muito para ter o que temos e para nós, receber essas crianças aqui é muito gratificante. O agro hoje é um caminho cheio de oportunidades, e mostrar isso desde cedo abre portas para o futuro”, diz a produtora.

Já para a diretora Vilma Barranco, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, a vivência transforma teoria em prática e marca a vida dos alunos. “Quando saem da sala de aula e vêm para a prática, o aprendizado ganha outro valor. Agradeço imensamente à Aprosoja MT por proporcionar esse momento único aos nossos alunos”, diz Vilma.

Encerrando a visita com sorrisos no rosto e olhos brilhando de curiosidade, a passagem do programa Futuro em Campo deixou para o pequeno Pedro Henrique, de apenas 10 anos, o início de um sonho: o de um dia ter sua própria fazenda.

“Gostei muito de ver os maquinários de perto. O Futuro em Campo está me ajudando a sonhar com a minha própria fazenda. Eu gostei bastante de ter vindo nesse passeio”, relata o aluno.

Ao unir educação, experiência prática e valorização do campo, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de uma nova geração consciente, preparada e conectada com as raízes do agronegócio. A pequena Eduarda Boeing, de 11 anos, relata o que aprendeu na fazenda.

“Eu aprendi que a soja e o milho dão para fazer várias coisas e também é alimento para os animais. Eu gostei muito de vir aqui, agradeço ao Futuro em Campo por proporcionar esta visita”, diz a aluna.

Com o Futuro em Campo o agronegócio deixa de ser apenas um cenário distante para os alunos da E.M. Vinícius de Moraes e passa a ser reconhecido como um espaço de oportunidades, inovação e futuro. E, para muitos dos pequenos participantes, talvez tenha sido plantada ali a semente de um sonho que, com o tempo, poderá florescer em vocações, carreiras e histórias de sucesso no agro mato-grossense.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

PRF apreende cocaína, arma de fogo e anfetaminas durante fiscalização
Qual é a diferença entre água com gás e refrigerante que poucos sabem
Suplente de vereador ligado à facção é preso um dia antes de assumir cadeira na Câmara
PF deflagra operações contra garimpo ilegal em rios de Mato Grosso e do Pará
Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual
Deputados aprovam moção de repúdio a decreto de Lula que pode pôr fim às Apaes
Tapurah: Justiça nega indenização para mulher presa injustamente por morte do ex
Australianas descobrem em praia garrafas com mensagens de soldados da Primeira Guerra Mundial
Trabalhador morre ao tombar caminhão de areia na MT-020
Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
Mulher se casa com homem para conseguir doação de rim e casal acaba se apaixonando
Homem mata ex-companheira a facadas e fere a própria filha