SENAR-MT e Fetagri trabalham juntos na formação de líderes

Liderança Sindical e Associativa. Este é o nome de um dos projetos desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). O objetivo de formar líderes para atuarem no setor agropecuário.

O presidente da Fetagri, Nilton José de Macedo explica que ao todo são seis seminários. “A cada dois meses estamos reunidos em Cuiabá. A pauta é diversificada e intensa. Além destes, ainda realizamos seminários nas 13 regionais”.

Com o objetivo de formar lideranças, os seminários regionais têm um tema para ser discutido a cada ano. Macedo conta que em 2016, o assunto foi “entidade sindical e corporativa”. “Discutimos a composição e qual é o papel de cada um”.

Já em 2017, administração e contabilidade são os assuntos tratados. De acordo com o presidente, em 2018 a discussão será sobre leis e, em 2019, os participantes farão uma avaliação de todo o processo de formação.

O presidente da Fetagri ressalta que conhecimento e qualificação são primordiais para os produtores rurais. “Já percebemos mudanças em função destes eventos de capacitação que realizamos faz, pelo menos, seis anos”.

Na opinião de Macedo, antes destes seminários, o conhecimento não chegava à base. “Agora eles entendem como funciona cada entidade e quem eles devem procurar para ajudar a solucionar as dificuldades que enfrentam no cotidiano”.

Macedo diz que a parceria com o SENAR-MT na realização deste projeto é fundamental. “Nosso trabalho vai muito além destes seminários. Com o conhecimento e a informação, os trabalhadores rurais também passaram a aproveitar melhor os programas como o Mutirão Rural, Cine Senar e os treinamentos ofertados pela instituição”.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, acrescenta que além destes programas, há ainda treinamentos para qualificar e capacitar pessoas em 15 cadeias produtivas incluindo piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura. Além disso, a instituição ainda oferece capacitação na área de gestão, sucessão familiar e formação de líderes.

Os treinamentos do Senar-MT ofertados em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais e Fetagri já transformaram a vida de muitas pessoas. Os produtores José Correa da Silva e Rui Martins Pinheiro, de Alto de Boa Vista, município a mais de 900 quilômetros de Cuiabá, se juntaram para investir na criação de peixe. Além da piscicultura, Pinheiro conta que fez treinamentos de cooperativismo, agente de saúde animal, beneficiamento do leite e vários outros que contribuíram para que ele melhorasse a gestão da propriedade e diversificasse sua produção.

Ao todo Pinheiro e Silva têm três tanques de piscicultura, sendo um na propriedade de Pinheiro e dois, na de Silva. “Já estou vendendo alguns peixes. Ainda é pouco, mas logo vamos ter condições de ampliar as vendas e, com isso, melhorar a renda familiar e a qualidade de vida”, acrescenta Silva.

Autor: : Assessoria de Imprensa SENAR

Mais notícias

Itanhangá: Prefeitura busca parceria com Hospital São Lucas para agilizar atendimentoà população
Polonesa mantida por 27 anos em cativeiro pelos pais vivia em quarto cheio de brinquedos e livros infantis
PRF se consolida como a polícia que mais apreende ouro no país
Itanhangá: Prefeitura e EMPAER fortalecem agricultura familiar com doações de mudas de bananeiras
Chuva de meteoros de hoje será 20 vezes maior que o normal
Professor é agredido pelo pai de aluna por não deixar estudante usar celular. Vídeo
Terceira fase de operação da Polícia Civil de MT desmantela rede criminosa nacional de fraudes virtuais
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Itanhangá: Vereadores aprovam Projeto que altera horário de funcionamento dos bares e Cessão de uso de imóvel
Deputado ataca memória de Amália Barros. Vereador e Cattani repudiam declarações
Cardume de arraias é avistado na praia de Casa Caiada
PRF apreende mais de 30 kg de cocaína durante operação integrada