Selfie sem camisa leva polícia a descobrir esquema de tráfico de drogas

Crédito: Divulgação

Dois homens envolvidos em tráfico de drogas foram condenados depois de compartilharem selfies que ajudaram a polícia a identificá-los. Anthony Dean e William Swann usavam uma plataforma de mensagens criptografadas para negociar drogas e se declararam culpados nesta sexta-feira (3) em Merseyside, na Inglaterra.

As identidades foram descobertas através de fotos mostrando penteados durante a pandemia. Dean postou uma selfie no banheiro e Swann respondeu com uma imagem do próprio cabelo, permitindo que a polícia associasse os perfis virtuais às pessoas.

Dean usava o nome “OctoJam” e Swann se identificava como “OctoRain”. As conversas interceptadas mostraram envolvimento em negócios de grande escala, com dezenas de quilos de drogas sendo movimentados, além de evidências de lavagem de dinheiro.

Durante o julgamento, Dean, de 42 anos, se declarou culpado de conspiração para fornecer heroína, cocaína e cannabis, além de importação de drogas e lavagem de dinheiro, sendo condenado a 16 anos de prisão. Swann, de 39 anos, também se declarou culpado e recebeu pena de 14 anos.

“Anthony James Dean, de St Helens, e William James Swann, de Maghull, compareceram hoje (sexta-feira, 3 de outubro) ao Tribunal da Coroa de Liverpool após se declararem culpados de conspiração para fornecer 13 kg de cocaína, 13,5 kg de heroína e 62 kg de cannabis, bem como de conspiração para burlar fraudulentamente uma proibição trazendo para o Reino Unido uma droga controlada de Classe B, e de crimes de lavagem de dinheiro”, informou a polícia de Merseyside.

A investigação fez parte da Operação Venetic, uma ação internacional que busca prender criminosos que usam o EncroChat, um aplicativo de mensagens criptografadas, para tentar não serem descobertos pela polícia.

 

Autor: R7.com

Mais notícias

Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos
Itanhangá: Hoje tem palestra sobre violência doméstica contra a mulher
ALMT aprova projeto de Cattani que reconhece risco e possibilita porte de arma a advogados
Depois de três décadas, geólogos encontram o maior depósito de cobre, prata e ouro do planeta
Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro
Mercado volta a valorizar milho com demanda aquecida e clima instável
Cão inicia incêndio em casa após mastigar bateria de lítio sobre tapete; Veja vídeo
Idoso é preso com 8 quilos de maconha em banco de carro
Bombeiros resgatam pescador morto em rio