Segunda fase de operação chega a líderes responsáveis por ordenar assassinatos em Sorriso e região

Crédito: Divulgação

A Delegacia da Polícia Civil em Sorriso deflagrou, nesta quarta-feira (14.06), a segunda fase da Operação Recovery para cumprimento de sete ordens judiciais de prisão e de buscas contra envolvidos em homicídios no município. Os mandados estão em cumprimento nas cidades de Ipiranga do Norte (MT), Macaé e Rio de Janeiro (RJ).

O cumprimento das ordens judiciais no Rio de Janeiro conta com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil fluminense.

Um dos mandados é contra o líder de uma facção criminosa que ordenou assassinatos ocorridos nos últimos anos na cidade e também em Ipiranga do Norte.

Conhecido pelo apelido de ‘sicredi’, Robson Junior Jardim dos Santos, está preso no Rio de Janeiro. Ele responde a ações penais por crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios, organização criminosa e uso de documento falso, tendo seis condenações apenas na Justiça fluminense por roubo. Além de ações na Justiça de Mato Grosso, ele responde a ações em varas da Justiça Estadual e Federal no Rio de Janeiro por homicídio, roubo majorado e tráfico.

O criminoso é líder do grupo que cometeu diversos homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, em uma guerra entre facções, e teve um dos mandados de prisão cumprido na Operação Dissidência, deflagrado em agosto do ano passado pela Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso.

Ele tinha como elo entre suas ordens e os executores dos assassinatos a companheira, conhecida como ‘Mana Isa’. Priscila Moreira Janis também é alvo da segunda fase da Recovery e tem extensa ficha criminal, entre elas, três condenações por tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo e receptação. Além destes crimes, a criminosa responde a ação pela 7a Vara Criminal por tráfico e associação, sendo presa durante a Operação Dissidência, porém, liberada posteriormente. Ela é alvo ainda de investigação por homicídio qualificado, crime pelo qual teve o mandado de prisão preventiva decretado pela Comarca de Sorriso.

Outro alvo da Operação Recovery 2 é conhecido como ‘Zeka Urubu’. Jonas Rodrigues da Silva Neto é responsável por homicídios ocorridos em Ipiranga do Norte. Na mesma cidade foi preso também Luan de Souza Barbosa, conhecido como ‘bradock’.

Recovery

A primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, mirou os integrantes da associação criminosa formada por traficantes em Sorriso e cumpriu 94 mandados judiciais. Foi efetuado ainda o sequestro de veículos ligados ao principal traficante do grupo e o bloqueio de valores em até R$ 1 milhão de integrantes da associação criminosa.

Em abril, a Polícia Civil concluiu o inquérito da primeira fase e indiciou 42 criminosos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

 

Fonte: Polícia Civil - MT

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Traficantes são presos embarcando 281 tabletes de droga em ônibus

Após roubo de carro bandido morre em confronto e comparsa é baleado

Mulher de 36 anos é morta a tiro em tocaia feita por amásio

Polícia Civil prende em flagrante pai de bebê vítima de estupro seguido de morte

Força Tática prende duas pessoas com 10 quilos de drogas em rodoviária

Polícia Civil recupera quase R$ 1 milhão de vítimas de golpes pela internet